Skip to main content

6 dicas para ter um cantinho verde em casa

Não é preciso morar em uma casa grande para ter um cantinho verde e encher seu ambiente de ar puro e muita beleza.  É possível ter a natureza pertinho de você, mesmo dentro de um apartamento. Por isso, selecionamos algumas dicas para cultivar plantas ou flores, que vão desde vasos suspensos, jardim vertical, até as práticas prateleiras ou estantes.

1 – Vasos pendentes

Para quem não tem muito espaço em casa ou não quer ocupar o chão com vasos de plantas, uma ótima alternativa é o uso dos vasos pendentes. Use e abuse da criatividade para criar uma combinação de vasos no teto da sua sala ou varanda, que podem ficar pendurados em uma estrutura de madeira ou metal.

2 – Caixotes sustentáveis

Para quem adora detalhes rústicos e essa onda de sustentabilidade, caixotes que costumam ser utilizados para transportar frutas e hortaliças também podem ser ótimos lugares para abrigar as suas plantas. Aplique um selador de boa qualidade para proteger e dar aquele tom especial à sua madeira. Para suporte na parede use mãos francesas ou cantoneiras de metal parafusadas na parede. 

3 – Prateleiras

As prateleiras de madeira ou mesmo vidro são ótimas opções para quem não tem tanto espaço, mas quer ter plantas em casa. E instalá-las perto da janela ou na própria janela, como a da cozinha ou da lavanderia, é muito bom pois elas receberão luz e darão vida ao seu ambiente. Você pode escolher ervas aromáticas e plantas suculentas

4 – Jardim Vertical

O jardim vertical é um clássico e não precisa ocupar um grande espaço. Ele pode ocupar um cantinho qualquer e dar um efeito incrível para esse ambiente. Os painéis de madeira servem perfeitamente como suporte para esse tipo de jardim. Lembre-se que ele pode ser instalado tanto na parte interna, quanto externa, mas o local escolhido deve receber iluminação mesmo que indireta.

5 – Móveis como suporte

Você também pode montar seu cantinho verde na estante ou em um aparador, entre livros e objetos de decoração. Cuide para que esse móvel esteja próximo a uma janela: a luz é necessária para manter a saúde das plantas. Cuide também para que os vasos fiquem sobre pratos e a água não estrague seu móvel.

6 – Escolha as espécies adequadas

Leve em conta as características do lugar para escolher as plantas. Andares mais baixos sem incidência de vento aceitam bem bromélias, orquídeas, samambaias, heras. Para andares altos, com varanda aberta, evite plantas altas e com troncos finos. Para locais com sol até as 10h, escolha o antúrio, lírio da paz, clívia, bromélia, hosta e begônia. Para varandas com incidência de sol à tarde, strelitzia, bougainvillea, solano e bela emília.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *