Skip to main content

6 dicas sobre como financiar terrenos

Para quem vai começar do zero, o sonho da casa própria, às vezes, precisa ser realizado em etapas. E a primeira delas pode ser a compra do terreno, que pode ser financiado. Selecionamos algumas dicas para orientar a busca de crédito para concretizar o negócio.

1 – Instituição

instituicao

Atualmente, apenas duas instituições financiam terrenos: a Caixa Econômica Federal e o Bradesco. Apenas pessoa física compra um lote urbano residencial. Para adquirir um lote comercial o proponente precisa ser pessoa jurídica.

 2 – Percentual

percentual

A Caixa financia, no máximo, 40% do valor do bem. E o valor mínimo do terreno precisa ser R$ 100 mil, com juros que variam de 11,25% a 12,25% ao ano (lote residencial) e de 14% a 15% ao ano (lote comercial). Já o Bradesco financia até 70% do valor do bem, com taxa de 15% ao ano.

3 – Restrições

scpcserasa

Para o financiamento de um terreno o comprador não pode ter restrições no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e Serasa.

4 – Capacidade do pagamento

capacidade-do-pagamento

Antes de liberar o crédito, a instituição financeira precisa avaliar a capacidade de pagamento do candidato. Essa avaliação leva em conta a análise da condição socioeconômica do candidato, incluindo sua renda familiar.

5 – Terreno mesmo

terreno

Outras características do financiamento de um terreno é que ele deve estar localizado em área urbana ou em lugares com infraestrutura. Não pode ser um pedaço de terra, tem que estar com a documentação regularizada.

6- Financiar com a construtorafinanciamento

Além das instituições financeiras, você pode pesquisar se a própria construtora disponibiliza algum tipo de financiamento do terreno, com diferenciais de taxas ou pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *