A palestra do ourives e designer Rudolf Ruthner marcou os 34 anos do ateliê Sandra Manin Frias. No auditório Nadir Manin Frias, da Frias Neto Consultoria de Imóveis, o mestre em ourivesaria falou aos convidados sobre o tema “Pedras preciosas – evolução da lapidação e cravação, uma história a ser contada”. O encontro foi realizado no dia 29 de setembro.
“É uma satisfação promover para os amigos esta palestra com o Rudolf, um grande amigo, que nos dá assessoria há muitos anos e é um grande ourives, uma referência”, afirma Sandra.
A origem dos metais e a história da arte da lapidação foram relatadas de forma didática. Rudolf abordou desde os primórdios do ofício, no Egito, passando pelo continente sul americano, até chegar aos dias atuais, quando o trabalho de Sandra Manin Frias é reconhecido nacional e internacionalmente.
Ele relatou que desde o início da galeria, em 1982, Sandra traçou uma carreira de destaque internacional. Em 2000, participou da 1ª exposição Shakespeare in Gold, na Itália. Na sequência, expôs na França , Espanha, Portugal, Luxemburgo, Inglaterra, EUA. Realizou mostra individual no Museu da Moeda de Ouro Preto e tem seu trabalho publicado em revistas nacionais e internacionais reconhecidas na área.
Rudolf, que vive no Brasil desde 1974, acompanha de perto o trabalho do ateliê de Sandra, onde já ministrou vários workshops. Os dois integram a Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea (PIN). “A galeria da Sandra é uma das únicas que se dedica a esta arte no Brasil e a divulga no exterior”, declara.
Natural de Viena (Áustria), Rudolf é mestre em ourivesaria, prataria e gemologia. Trabalhou na África do Sul durante cinco anos prestando serviços à Oppenheimer, grande empresa no setor de ouro e diamantes. Chegou ao Brasil em 1974 para implantar desenvolvimento tecnológico de produção na empresa H. Stern. Criou na própria empresa a escola de ourivesaria.
Fez consultoria em várias empresas como Antonio Bernardo e Carla Amorim. Tem vários prêmios em design e joias obtidos em países como Áustria, Alemanha e África do Sul.
Waldomiro Frias e Thereza Barrichello.
Verenice Ferrande, Lolita Jordan, Veridiana Françoso e Celeste Françoso.
Sofia Amaral e Manuela Frias Alcarde.
Sarita Alcarde, Roberta Cançado, Selma Oliveira, Rudolf Ruthner, Sandra, Carmen Neves, Solange Vieira e Ana Lucia Santos.
Rudolf Ruthner, Celisa, Ana Paula Guasti, Sandra Frias , Silvia Planard e Rosana Camossi.
Rosana Camossi, Silvia Planard, Silvia Tricanico Ferraz, Marcia Moraes e Ana Maria Herling Krugner e Aurea Menten.
Renata Martini, Julieta Martini, Lourdes Marino e Luciana Marino.
Renata Martini, Julieta Martini, Lourdes Marino e Luciana Marino.
Karen Umebayashi, Liliana Brunelli, Rudolf Ruthner, Carmen Neves e Sandra.
José Cione, André Alcarde, Rudolf Ruthner, Luiz Martinelli.
Giordano F Martinelli, Sandra Frias, Luiz Martinelli, Dora F Martinelli e M Eduarda Stolf.
Eliana Castro e Renata Bueno.
Dr Mário Caldada, Rose Caldana, Marta Casarotti.
Celisa, Sandra, Raquel Frias, Conceição Ducatti.
Carmen Neves, Vilma Domingues, Regiane Cristoffoletti e Sandra Frias.
Andreia Kraide Fellet, Vanessa Fellet Cunha, Sarita Frias Alcarde, Beatriz Amaral e Leonardo Alcarde.
Rudolf e Sandra Frias.