Além da inquestionável capacidade profissional e do carisma, chamam a atenção no professor da USP Antonio Hernert Lancha Jr a clareza e a sinceridade com que ele fala do tema que domina, a nutrição, e a forma como joga por terra conceitos e modismos que nos bombardeiam todos os dias.
Lancha Júnior esteve em Piracicaba na semana passada e veio falar a um público muito especial, na comemoração aos 20 anos de atividades da academia Body Work, comandada por Luciana Chaim de Oliveira. O encontro teve o patrocínio do Amits Home Design e apoio da Frias Neto Consultoria de Imóveis, onde o evento foi realizado.
Dono de uma carreira brilhante, Lancha Júnior falou sobre os mitos do emagrecimento, as causas da obesidade e deu show de orientação ao responder todas as perguntas da plateia. E disse para pararmos de culpar a genética ou o universo pelo nosso sobrepeso, lembrando que a obesidade é uma epidemia mundial.
“Independente de raça, cor e DNA as pessoas estão engordando, ano a ano. No Brasil, mais de 50% da população está com sobrepeso. E por que se engorda, se o ser humano, do ponto de vista do genoma, é praticamente igual ao que habitava a Terra milhares de anos atrás? O homem das cavernas andava quilômetros por dia em busca dos alimentos”, explicou.
O especialista desmistificou as dietas da moda, disse que elas não se sustentam e que as pessoas procuram dietas por não terem uma educação nutricional adequada. Grande crítico de dietas restritivas em geral, Lancha explicou que, por serem limitadas a determinado período de tempo, elas não alteram significativamente o padrão alimentar, o que acaba levando a pessoa a engordar e ter novamente complicações após o término da dieta.
Sobre uma das dietas mais populares dos últimos tempos, a que restringe a ingestão de carboidratos, Lancha Júnior disse que ela leva a uma grande produção de corpos cetônicos, que são indicativos de que a queima da gordura não está funcionando efetivamente e que estamos consumindo nossa massa muscular. Ela dificulta a utilização da gordura como fonte de energia, pois o carboidrato é necessário para oxidar a gordura, ou seja, para emagrecer de fato (queimar gordura), nós precisamos ingerir carboidrato.
O glúten também foi tratado por Lancha Júnior. Ele disse que só existem vantagens em eliminar o glúten se a pessoa possuir doença celíaca. Para as outras pessoas não. Segundo o nutrólogo, o glúten fornece uma série de fibras, que garantem uma boa quantidade de bactérias não patogênicas do nosso intestino
Em um último lembrete, o especialista recomendou outros parâmetros, que não a balança, para avaliar os resultados de uma reeducação alimentar. Para ele, a balança é uma cilada, principalmente para as mulheres, que flutuam demais o peso pelas questões hormonais. A roupa é um parâmetro, porque ela vai ficar larga quando a pessoa perder gordura e ganhar massa muscular na mesma proporção.
Dono de uma carreira brilhante, Lancha Júnior é formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo, fez mestrado e doutorado em nutrição experimental na USP e pós-doutorado em medicina interna na Universidade de Washington.
Foi um dos responsáveis por montar o cardápio do Ronaldo Fenômeno no quadro “Medida Certa”, do programa Fantástico, da Rede Globo e, junto com a esposa Luciana, é autor dos livros Fuja das Dietas! Aprendendo a Comer: Escolha Isso, Não Aquilo, e O Fim das Dietas, que acaba de ser lançado pela revista Saúde, da Editora Abril