Skip to main content

A Avaliação de Imóveis para um Negócio Bem-Sucedido

A avaliação de imóveis é uma etapa fundamental de uma boa transação imobiliária, desempenhando um papel crucial para garantir o sucesso e a segurança dos negócios em um setor dinâmico e repleto de desafios locais. 

O conceito de avaliação de imóveis não se limita a apenas estabelecer um preço, mas também abrange a compreensão do valor real de uma propriedade, considerando diversos fatores que influenciam seu potencial no mercado.

Por exemplo, um imóvel em uma região repleta de infraestrutura, em uma grande cidade, dificilmente terá o mesmo valor que outro idêntico em uma região afastada ou em uma cidade muito pequena. Também pode influenciar no preço situações como mercado aquecido ou retraído, maior quantidade de investimentos na área, juros baixos, entre outros elementos que a Frias Neto Consultoria de Imóveis detalha melhor abaixo.

 

O que é uma avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis é diferente de uma vistoria, que serve para fazer um relatório do estado geral do espaço. Na verdade, a avaliação de imóveis é um processo técnico e sistemático de determinar o valor de uma propriedade, seja ela um terreno, uma casa, um apartamento, um espaço comercial ou qualquer outro tipo de construção, com base em uma análise criteriosa de diversos fatores. 

O objetivo principal da avaliação é estabelecer um valor monetário justo e realista para a propriedade, levando em consideração diferentes aspectos que podem influenciar o seu preço no mercado. Neste sentido, o valor de um imóvel não depende da vontade do proprietário que está fazendo a venda, mas sim de uma análise criteriosa.

Um exemplo de fatores externos é a alta do preço dos imóveis em 2022, que foi de 6,16% em relação ao ano anterior. Acredita-se que esse crescimento foi impulsionado após uma grande busca por imóveis a partir da pandemia. Os dados são do Índice FipeZap e revelam um acréscimo acima da inflação ao consumidor medida pelo IPCA/IBGE (+5,79%). Essa é a maior alta dos preços desde 2014. 

 

Razões para você solicitar a avaliação do seu imóvel

A avaliação de imóveis e como ela contribui para um negócio bem-sucedido, pois promove:

  • Precificação mais precisa e justa para todas as partes: permite que proprietários, compradores e investidores estabeleçam um preço justo para uma propriedade. Um preço muito alto pode afastar compradores em potencial, enquanto um preço muito baixo pode resultar em prejuízo financeiro. 
  • Negociações com bons fundamentos: compradores e vendedores podem se sentir mais confiantes ao negociar, pois têm em mãos uma avaliação profissional que justifica o valor da propriedade. Isso reduz a probabilidade de disputas e desacordos durante as negociações e promove um ambiente mais transparente e confiável.
  • Investimentos mais inteligentes: Para investidores imobiliários, a avaliação é uma ferramenta crucial para identificar oportunidades lucrativas. Ao avaliar várias propriedades, eles podem determinar quais oferecem o melhor retorno sobre o investimento. A avaliação também auxilia na avaliação do potencial de valorização da propriedade ao longo do tempo, ajudando os investidores a tomar decisões informadas.
  • Mais credibilidade e profissionalismo: A presença de uma avaliação profissional aumenta a credibilidade de todas as partes envolvidas em uma transação imobiliária. Compradores, vendedores, corretores e instituições financeiras reconhecem a importância de uma avaliação precisa e respeitam a opinião de especialistas nesse campo.

 

O que um avaliador de imóveis deve considerar

Os avaliadores de imóveis são geralmente profissionais treinados e certificados, pois precisam de diversos conhecimentos específicos.

Existem pelo menos três métodos de avaliação de imóveis: comparativo, evolutivo e involutivo. Eles envolvem comparações, melhorias e estudos sobre a área. Contudo, de modo geral, esses especialistas realizam essa análise considerando fatores como:

  • Localização: proximidade a serviços, comércio, transporte, escolas e outras facilidades urbanas pode aumentar o valor de uma propriedade.
  • Estado de conservação: idade, condição das estruturas, sistema elétrico, hidráulico e outros aspectos afetam diretamente o valor.
  • Tamanho e metragem: a área total da propriedade, bem como a metragem das diferentes divisões (quartos, banheiros, áreas de estar, etc.), são levadas em conta na avaliação.
  • Comparação com propriedades semelhantes: preços de vendas recentes de propriedades semelhantes na mesma região.
  • Características: características únicas do imóvel, como piscina, jardim, varanda, acabamentos de alta qualidade, entre outros, podem também influenciar o valor.
  • Tendências do mercado: se o mercado imobiliário está em alta ou baixa.
  • Uso e potencial: O uso atual e potencial da propriedade também são levados em conta. Por exemplo, um terreno pode ter valor diferenciado se for para uso comercial ou residencial.
  • Documentação em dia: gastos que o futuro comprador pode ter com papeladas e documentação pode afetar diretamente o preço do imóvel. Afinal, ficará sob a responsabilidade do novo proprietário pagar pela regulamentação.

 

Diferencial Frias Neto

Um avaliador de imóveis, além de ajudar e encontrar o valor ideal da casa, apartamento, terreno e outro empreendimento, também pode auxiliar o proprietário que deseja fazer a venda sobre como dar mais valor ao seu negócio. 

Obviamente, o desejo do proprietário tem um peso muito grande nessa matemática, mas um especialista irá oportunizar uma venda com alta probabilidade de sucesso. Provando que a exclusividade, mesmo na avaliação, faz toda diferença; 

Considerando isso, a Frias Neto Consultoria de Imóveis possui um departamento específico para avaliação de imóveis comerciais, industriais ou logísticos, além de 100 corretores especialistas. Líderes e verdadeiros agentes de transformação no mercado imobiliário piracicabano, hoje, a imobiliária atingiu a meta de mais de R$5 bilhões de ativos sob sua gestão, além de comercializar um imóvel a cada hora trabalhada. 

No Frias Neto For Business as avaliações são feitas diariamente. Além disso, a empresa oferece profissionais voltados também para vistoria e manutenção, outro departamento muito importante na valorização do imóvel.

Para conhecer um pouco mais sobre o time de especialistas Frias Neto, acesse o site ou entre em contato através do WhatsApp (19) 3372-5000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *