Skip to main content

Deixe sua casa linda e moderna com móveis rústicos

Dicas de móveis antigos e rústicos para criar uma decoração moderna para sua casa

Tem pessoas que acreditam que uma casa, para ser considerada moderna, precisa ter os móveis, ornamentos, equipamentos e utensílios todos high tech, futuristas.

Acontece que peças feitas em materiais naturais, com um design mais tradicional e aparência rústica também podem fazer parte de propostas contemporâneas. E nem por isso elas precisam ser consideradas fora de moda ou defasadas.

Gabriela Herde

Características de uma decoração moderna

Uma decoração para ser considerada moderna precisa apresentar certas características. Os ambientes não precisam ser necessariamente minimalistas ou de cores neutras e sóbrias.

Manoela Lustosa

A arquitetura e o design contemporâneos já provaram que faz muito mais sentido, com relação à realidade atual, fazer uma mescla de estilos e boas ideias. Soluções do passado podem muito bem ajudar a responder questões do presente. E unir isso às novas tecnologias é ainda mais efetivo.

Morar Mais por Menos Goiânia

Tipos de móveis rústicos usados em decorações modernas

Na decoração de interiores, é possível fazer uma união perfeita entre o rústico com o moderno. De um lado, peças de aparência mais “quente” e pesada; quase sempre feitas de madeira e sem pintura; somente lixadas e envernizadas.

E de outro, aquelas de “visual moderno”, mais suaves, frias e leves. Afinal, se os excessos tendem a ser um problema, essa oposição pode ser a solução ideal de deixar um ambiente mais bem harmonizado.

Braccini + Lima Arquitetura Gabriela Herde

Móveis modernos do ‘tipo demolição’

Móveis rústicos do ‘tipo demolição’ são, basicamente, peças novas feitas a partir de um material também recém-produzido. Mas, o destaque deles é parecem como antigas, cheias de histórias, desgastadas pelo tempo e pelas pragas.

Para criar esse aspecto envelhecido ou vintage, as empresas investem em diferentes técnicas, como pátina, emulsão, pintura com tinta spray e mais. Os resultados podem ser os mais variados!

Tria Arquitetura

Compondo uma decoração atual com itens rústicos e modernos

Então, como se pôde entender, interiores decorados nos dias de hoje podem apresentar um ar moderno ainda que utilizando peças de aparência rústica.

Essas, por sua vez, podem ter um acabamento mais ou menos imperfeito. Isso não impede que elas combinem com móveis e ornamentos de visual oposto, dito como “moderno”. Vale dizer que esse ‘mix’ poderia, inclusive, deixar os espaços mais equilibrados, bonitos e charmosos.

Mauricio Karam e Daniela Saliba

Se os itens rústicos escolhidos para a decoração forem em tom mais escuro, é melhor que o pano de fundo seja mantido em uma cor clara.

É também interessante fazer o contraste de um conjunto de peças em madeira natural com elementos em vidro transparente ou aço cromado, por exemplo. Mesmo que todos os itens tenham sido fabricados na mesma época, é bom criar a falsa ilusão de uma mistura entre novo e antigo.

SQ+ Arquitetos Associados

Na área de jantar, uma mesa rústica pode ser mais bem valorizada estando acompanhada de cadeiras modernas. No hall, um balcão auxiliar em madeira bruta com abajur de base acrílica.

Na varanda, um jogo de sofás com almofadões em tecido sintético colorido e estampa geométrica. E na área gourmet, uma cristaleira destacada do todo com uma pintura neon bem forte – talvez em vermelho ou amarelo.

Revista Viva Decora

Inspire-se com estas propostas e faça sua decoração moderna agora mesmo!

Estas dicas de decoração moderna com toques rústicos foram criadas pela equipe Viva Decora.

One thought to “Deixe sua casa linda e moderna com móveis rústicos”

  1. Móveis rústicos sem dúvida são a sofisticação que a sua casa merece, durante minha estádia pelo Brasil, pude conhecer diversas antiquários magníficos, mas nenhum superou a S.O.S Móveis Antigos. Pude encontrar peças de Antiguidadesque cada vez mais estão superando os meus gostos, com peças egípcias, romanas e de diferentes culturas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *