Skip to main content

Móveis planejados: será que ainda vale a pena hoje em dia?

Será que vale mesmo a pena apostar em móveis planejados? Respondemos esta pergunta para você!

De repente, um dia, você percebe que é hora de investir na troca dos móveis da sua casa. Ou então você mudou de endereço e quer tudo novo. Provavelmente pessoas como seus pais e outros parentes da idade deles dirão que é melhor comprar peças sob medida.

Isso porque, no passado, valorizavam-se muito os trabalhos em marcenaria. Só que o tempo passou e as tecnologias avançaram. Agora, fica a dúvida se os planejados ainda valem a pena.

Carlos Rossi

Sim, os móveis planejados estão, hoje, super em alta. Existem milhares de lojas, espalhadas pelo Brasil, totalmente especializadas em fazer projetos e vender produtos seguindo esse conceito. Quem nunca sonhou em ter uma casa com decoração totalmente personalizada, bem acabada e com o aproveitamento máximo de todos os espaços?

O fato é que investir em móveis planejados é vantajoso, inclusive, para a valorização do imóvel.

As vantagens dos móveis planejados para a casa

Como o próprio nome já diz, os móveis planejados são feitos de forma exclusiva para atender as necessidades de uma determinada pessoa ou família. Se os moradores de uma casa precisam de peças mais funcionais e atraentes, que deixem os cômodos mais bonitos e organizados, esta é uma ótima alternativa. Um exemplo óbvio é quando eles precisam explorar o potencial de uma área pequena ou embutir equipamentos.

SCOPO DESIGN MOVEIS PLANEJADOS

Algumas pessoas podem afirmar que os móveis planejados são muito mais caros que os convencionais – porque são de fato. Mas, o negócio é que, primeiro, esse produto tem uma qualidade maior. Ele é mais resistente e durável. Então, vale a pena o investimento financeiro. Além do que, pode ser comprado em etapas. Portanto, antes de dizer não, pense no custo-benefício!

SCOPO DESIGN MOVEIS PLANEJADOS

Os móveis planejados são desenhados do zero por especialista na área de decoração de interiores. Se você disser que precisa de mais gavetas ou que não quer cantos e quinas acentuadas, eles vão levar em consideração.

Também é possível escolher acabamentos, cores, texturas e materiais. Assim, sua casa ficará do jeito que sempre sonhou.

Anna Maya & Anderson Schussler

Claro que uma peça de mobiliário à pronta entrega pode ser também muito bonita. Porém, ela nunca vai se adaptar tão bem ao espaço de uma casa quanto um móvel planejado.

E se você tentar adaptá-la, pode ser que o resultado final não fique muito bom. É bem mais econômico ter os interiores modulados de acordo com seu gosto e estilo. Uma decoração personalizada terá muito mais chances de agradá-lo.

Condecorar Arquitetura e Interiores e Fernanda Azevedo Mancini

Outra diferença dos móveis prontos para os móveis planejados é quanto aos materiais de fabricação. Geralmente, o primeiro é feito de alguma madeira de qualidade inferior.

O próprio fundo dos armários costuma ser diferente das laterais e das portas. Isso não ocorre no segundo caso. Hoje em dia, as peças sob medida demoram bastante tempo para serem feitas, mas são bem melhores – em geral, montadas com placas de MDF.

Jannini Sagarra Arquitetura

O que levar em consideração na hora de comprar móveis planejados

Se a pessoa optar por comprar móveis planejados, ela deve ter em mente que será preciso receber um profissional em casa para tirar as medidas dos ambientes. Ele vai anotar todas as informações e repassar para o projetista, que fará um esboço da proposta de decoração – de acordo com seu gosto e necessidades – e uma simulação virtual de tudo. Junto disso, será apresentado um orçamento da loja.

Juliana Pippi

Em seguida, é vez de o cliente repensar o caso e decidir se vai mesmo dar andamento na reforma da casa. Ele deve analisar os desenhos e afirmar se ficou mesmo como o esperado, se vai lhe agradar, se vai funcionar para o que precisa e, acima de tudo, se vai “caber no seu bolso”.

Durante a conversa, devem ficar entendido quais os materiais, acabamentos e metais que vão ser usados na fabricação das peças.

Antes de você assinar qualquer contrato é importante fazer uma longa pesquisa de mercado. Compare preços, condições de pagamento e garantias. Confira se os fornecedores e o lojista são mesmo de confiança. Veja com quais marcas são parceiros e se essas possuem boas referências e nomes sólidos no mercado. Empresa séria dá suporte técnico, principalmente durante o processo de montagem.

Maíra Schaeffer

Em caso de venda ou locação do imóvel

Já se pôde perceber que dizer se o investimento em móveis planejados vale ou não a pena é algo relativo. Seu custo, por exemplo, vai depender de muitas variáveis – os materiais, tamanho do espaço e personalização.

Olhando pelo lado financeiro, a percepção da pessoa tem que ser sobre os benefícios que ela vai receber ao comprar um produto assim. Mas, e quanto às desvantagens? Há alguma?

Sim, existem desvantagens quanto aos móveis planejados também. Já que eles são projetados para ocupar espaços específicos, dificilmente poderão ser removidos e utilizados em outros imóveis.

Adriana Fontana

Resumindo, se você mudar de casa, é provável que quase tudo fique para trás, a não ser que você planeje, com o arquiteto ou designer, a possibilidade de montagem e desmontagem das peças.

“Existem empresas no mercado que adequam o móvel existente para uma residência nova, mas, por ser um serviço extra, vale analisar o custo-benefício.”, “Sempre haverá custos inevitáveis com desmontagem, transporte, adaptações, remontagem e, ainda, você corre o risco de ter os móveis danificados.” – arquitetos Rafael Marçal e Marcelo Yamachita, em reportagem de IG.

Fique calmo, deixar os móveis planejados, camas e eletroeletrônicos para trás não significa que você vai perder tudo que investiu.

Na verdade, especialistas de mercado afirmam que, inclusive, agrega valor ao imóvel. Isso pode chegar a cerca de 20% no momento de uma locação, por exemplo. O motivo é que os interessados valorizam a possibilidade de adquirir uma estrutura completa.

Francielli Frare

Convencido de que móveis planejados são a melhor opção? Ainda está na dúvida? Então peça para uma loja especializada fazer um projeto, sem compromisso, e veja como fica. Você pode se surpreender!

Estas dicas sobre decoração com móveis planejados foram criadas pela equipe Viva Decora.



2 thoughts to “Móveis planejados: será que ainda vale a pena hoje em dia?”

  1. Achei o seu texto ótimo, tive mais clareza sobre comprar ou não móveis planejados, apesar de achar muito mais bonito, elegante, funcional, também é bem mais caro, o problema é que me mudo muito por causa do trabalho e aí eu perderia todo o investimento, uma pena, pois seria a minha preferência. De qualquer forma, tenho acompanhado algumas ofertas de lojas de móveis, encontrei alguns armários bem interessantes, preço bom e parecem ser de boa qualidade. https://www.portafolhetos.com.br/lojas-cem/ofertas-semanais-de-sexta-feira-14-06-2019/
    Se puderem fazer posts sobre isso, seria ótimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *