Skip to main content

Casa ou apartamento?

Imagem

O conceito de que só é possível morar com sofisticação e conforto num imóvel térreo já está mais que ultrapassado, e isso inclui as cidades do interior. Não é de hoje que construtores e arquitetos, sintonizados com as tendência mundiais de moradia e as mudanças no modo de vida da sociedade, vêm desenvolvendo produtos capazes de corresponder às mais exigentes expectativas do mercado. Hoje, trocar uma casa térrea de alto padrão por um apartamento com o mesmo perfil é muito mais que um grande negócio: é uma questão de segurança e de conveniência.

A arquiteta Silvana Bordenale, que atua há mais de 20 anos em Piracicaba e região, enumera as vantagens dessa troca e dá algumas dicas. Confira:

1 – Segurança: Existem hoje, no Brasil, aproximadamente 50 milhões de residências. Apenas 0,33% delas possuem sistemas de proteção, como alarmes e câmeras, monitorados por empresas especializadas. Todo o resto conta com sistemas caseiros ou cuidados precários. Apartamentos são três vezes mais seguros que casas em condomínio, que, por sua vez, são duas vezes mais protegidas que casa térreas com frente para a rua. Hoje, os projetos são concebidos levando-se em conta a violência urbana: o posicionamento da portaria costuma ser mais seguro, há maior controle de acesso ao prédio, a altura dos muros é maior e a visibilidade de fora para dentro é reduzida ao máximo.

2 – Localização: Imóvel só é luxo se estiver cercado por outros como ele. Um dos primeiros ponto que diferencia um apartamento de altíssimo padrão é o bairro onde ele está, que deve ser reconhecidamente nobre. Quanto mais elevado o andar, maior a chance de receber mais luz solar, ser mais silencioso, com grande conforto termoacústico. Isso sem falar na possibilidade de contar com uma bela vista.

3 – Personalização: Há empreendimentos de altíssimo padrão que permitem a customização dos apartamento. Isso quer dizer que o futuro morador tem a oportunidade de imprimir sua personalidade no espaço onde irá viver.

4 – Lazer: O conceito de condomínio-clube trouxe para os condomínios verticais de alto padrão uma grande variedade de itens de lazer. Piscinas para adultos e crianças não são mais suficientes. Hoje existem regalias como spas, academias, salas de cinema, área gourmet e para churrasco com equipamentos de última geração, tudo com muito conforto e sofisticação.

5 – Manutenção: Só quem troca uma casa ampla por um apartamento de alto padrão sabe da dor de cabeça da qual se livrou quando o assunto é manutenção. Jardineiros, ″piscineiros″, faxineiras e outros profissionais da área são responsabilidade do condomínio. Isso sem contar que as despesas neste quesito ficam bem menores em virtude do rateio feito entre os moradores.

Fonte: LindenNews | Nº 3 | Piracicaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *