Skip to main content

Centro de Campinas

É no Centro de Campinas, como na maioria das cidades brasileiras, que está concentrada uma parcela bastante expressiva do comércio e dos serviços. Mas essa área de aproximadamente 1,5 quilômetro quadrado, delimitada por avenidas importantes como Aquidaban, Orozimbo Maia e Francisco Glicério, tem muito mais.

Este Centro dinâmico guarda tradição e a história da fundação da cidade, que nasceu com a construção de uma capela de taipa em 14 de julho de 1774, no lugar onde hoje se encontra o marco da praça Bento Quirino. O marco fica próximo ao monumento-túmulo do compositor Carlos Gomes, que era um dos três campinhos (de onde vem o nome “Campinas”), no caminho dos tropeirosque rumavam ao norte.

Durante muito tempo, a expansão da cidade restringiu-se à área central. Somente no século 19 começaram a surgir bairros. Por isso, a região guarda tantas características dessa fase, como as ruas e calçadas estreitas.

A boa notícia é que o Centro passa por um processo de revitalização, encabeçado pela Prefeitura Municipal, seguindo uma tendência mundial. Em junho de 2016 foi entregue a primeira parte desse projeto, que contemplou a Avenida Francisco Glicério.

Foram investidos R$ 33 milhões na instalação de 153 postes de iluminação LED, 179 mil metros de fios de telefonia, 31,5 mil metros de cabos elétricos, 3.189 metros de rede de esgoto e 2.540 metros de rede de água.

A avenida perdeu uma faixa de trânsito para que a calçada do lado esquerdo pudesse ser ampliada em dois metros, para a implantação de quiosques de alimentação e bancas de jornais e revistas. A fiação da área foi toda aterrada e a avenida recebeu ainda novos pontos de ônibus e táxi. O resultado foi a valorização dos imóveis da região.

Trabalho semelhante será realizado em outras vias, entre elas a Campos Salles. Além disso, existem outras obras que vão enriquecer a paisagem, como a construção do Hospital São Luiz, na área da antiga rodoviária, já em andamento, e a chegada de inúmeros empreendimentos comerciais e residenciais que vão mudar em definitivo a paisagem do Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *