Skip to main content

Dicas e ideias úteis de como você pode montar um closet dentro do seu quarto

A maioria das pessoas deseja ter um closet dentro do quarto, para organizar melhor suas roupas e acessórios; além de deixar o restante do cômodo só para o descanso.

Se seu imóvel está sendo construído ou reformado pode ser mais fácil incluir esta ideia. Arquitetos e designers de interiores sempre têm ótimas soluções para isso.

Graziella Nicolai

Mas, de todo modo, você mesmo pode encontrar um meio de montar um espaço assim, caso já esteja morando em seu imóvel.

O texto a seguir apresenta algumas dicas especiais de como fazer um closet no quarto! Confira!

Fernanda Louzada Carvalho

Truques para ter um closet em seu quarto

Como devo planejar o closet?

“O projeto ideal é aquele que atende as necessidades dos clientes!”

Antes de tudo, você deve se perguntar o que iria guardar dentro do closet. Defina o que seria necessário em seu dia-a-dia, pois são seus hábitos que determinam a quantidade de roupas, acessórios e outros objetos guardados nesse local da casa.

Lia Strauss

Essa informação será imprescindível para o projetista determinar as medidas de prateleiras, gavetas e mais; ou seja, como acomodar tudo com maior facilidade.

Maria Fernanda Gama Ribeiro

“Antes de elaborar qualquer móvel é preciso saber o que o cliente pretende guardar e como guardar.”, “Há pessoas que têm um número muito maior de peças com uma mesma característica como, por exemplo, camisetas ou vestidos longos para festas.” – arquiteta Laurimar Coelho, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

Cíntia Mara Petronetto

Como devo montar o closet?

Já se pôde perceber o quanto o closet é vantajoso. Ele substitui armários, cômodas e sapateiras do quarto. Muitas vezes, sua estrutura é bastante simples.
Os móveis podem ser feitos de alvenaria, metal ou madeira. Para deixá-los mais baratos, algumas pessoas os fazem sem portas, sem gavetas – apenas com prateleiras – ou até montado com kits de peças aramadas.

João Armentano e Lívia Cavalca

No fim, tudo depende do gosto do proprietário. Claro que os armários planejados, feitos e em madeira, são bem melhores.

O resultado fica mais personalizado – realmente ‘sob medida’, atendendo as necessidades de cada usuário, individualmente. Fora que a marcenaria pode ser feira em qualquer formato, cor e acabamento.

Rosana PintorKali Arquitetura

“Quando se retira o armário do quarto, teremos bem definido um ambiente para dormir e o closet será um espaço exclusivo para se vestir. Isso garante privacidade e não perturba o sono do companheiro ou companheira.” – arquiteto Artur Diniz, em reportagem de Clic Folha.

Meyer Cortez Arquitetura & Design

Como posso definir um espaço para o closet dentro do quarto?

Quem não pode usar um cômodo só para o closet, pode montar a estrutura dentro do próprio quarto. Sempre se pode improvisar.

Arquitetura

Uma ideia é reservar um espaço no ambiente construindo uma divisória atrás da cama – talvez com tijolos de vidro ou gesso acartonado -, o que é mais fácil em uma planta retangular.

Ou então, colocar frente e lado da cama, se a área que dispõe permitir.

Greice Alburque

Lembre-se que o espaço de circulação em torno da cama deve ser respeitado. E que para otimizar quartos pequenos, o armário – sem portas – pode ter uma profundidade mínima de 55 cm.
Fora isso, não tenha medo de montar o seu closet. Seja criativo, inspire-se em nossas dicas e comece agora mesmo!
Estas dicas para ter um closet em seu quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *