Skip to main content

Como ganhar dinheiro com terreno vazio?

Saber que destino dar a um terreno vazio pode ser difícil, especialmente quando o bem é herdado ou foi adquirido faz muito tempo. É dono de um terreno e não sabe o que fazer? Confira algumas soluções para desenvolver seu patrimônio em uma oportunidade de negócio!

Identifique a vocação do seu terreno

Para fazer um bom negócio, é preciso analisar qual a vocação do seu terreno. Está em uma área mais residencial ou comercial? Pretende construir algo em seu terreno para vender posteriormente ou prefere vender o terreno vazio? É um terreno grande o suficiente para construir um empreendimento ou galpão industrial ou é um terreno mais estreito, melhor para a construção de casas? É importante responder e repassar todas essas perguntas com a ajuda de um profissional imobiliário que irá “desenrolar” todo esse processo, identificando qual o melhor destino para o seu terreno.

Definindo o valor

O valor de um imóvel, independente do uso ou do seu aproveitamento, será de acordo com o que resultar em maior rentabilidade dentro das normas legais e possibilidades físicas. Esse é o princípio do maior e melhor uso. Uma avaliação feita pela imobiliária contratada pode ajudar a definir como utilizar melhor a propriedade e qual o seu valor dentro do mercado, de acordo com o potencial de uso.

Construindo uma fonte de renda alternativa

Muitas pessoas preferem usar o terreno para construir casas de aluguel, mas é preciso projetar muito bem esse negócio para fazer dar certo! Procure saber se os arredores do terreno possuem infraestrutura para quem quer ficar residência ou se não seria melhor construir escritórios comerciais, que geralmente requerem mais mobilidade do que a presença de escolas ou hospitais. A ideia aqui é aproveitar o seu terreno com o máximo de rentabilidade.

 



Ainda não quer vender o terreno?

Dependendo da localização e da situação do seu terreno, você pode alugá-lo! Eventos temporários ao ar livre já são moda e podem gerar uma renda enquanto mantém o terreno ativo de tempos em tempos – quem nunca ouviu falar, por exemplo, das famosas food trucks? Outras opções são: alugar como estacionamento ou até mesmo como espaço para estoque de material de construções (nesse caso, para um vizinho). Essas são formas de usar o terreno de forma não permanente, com atividades lucrativas.

Porque não deixar o terreno desocupado por muito tempo?

Um terreno vazio pode se tornar facilmente um terreno baldio quando o proprietário não está de olho. É comum vermos pela cidade terrenos vazios acumulando lixo, mato alto e uso indevido por desconhecidos. Além disso, um terreno malcuidado pode acabar com diversos focos da temida dengue durante o verão. O ideal é deixar o patrimônio bem fechado e bem cuidado para evitar dores de cabeça com a prefeitura ou com os vizinhos do terreno.

One thought to “Como ganhar dinheiro com terreno vazio?”

  1. Boa tarde.
    Tenho um lote muito bem localizado em contagem e não sei como ter alguma renda com ele.
    Está para venda e gostaria de dica para não deixar parado só gastando com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *