Skip to main content

Consumidor começa a ‘limpar” nome

nomeOs consumidores de Piracicaba começam a limpar seus nomes do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) para voltar a efetuar compras no fim do ano, quando as empresas pagam as duas parcelas do 13º salário. Isso fica evidente a partir do levantamento sobre a queda nas inclusões no serviço em 15,68% de setembro em comparação com agosto deste ano. O número de inclusões no sistema por causa de falta de pagamento de contas caiu de 3.525 em agosto para 2.973 em setembro. No mesmo período, as exclusões foram de 2.073 em agosto para 1.515 em setembro.

Na opinião do presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, os dados apontam que os consumidores começam a se movimentar para pagarem suas contas e voltarem a consumir.

“Apesar do aumento no número de inadimplentes em relação ao ano passado, percebemos que a procura pela recuperação do crédito tem aumentado e notamos uma redução na inadimplência em setembro com relação a agosto. Com a aproximação do fim de ano, que coincide com as datas comemorativas do Natal e Réveillon, as pessoas procuram acertar o crédito na cidade e voltar a consumir”, disse Frias.

O economista Paulo Grandi, professor de Gestão Empresarial no IBE/FGV, disse acreditar que os consumidores buscarão excluir seus nomes do SCPC nestes meses que antecedem o fim de ano para estar com o cadastro limpo para novas compras. “Os resultados mostram uma estabilidade no número de pessoas incluídas do SCPC. Já se compararmos o mês de setembro com o mesmo mês de 2012, a diferença sobre um pouco, para 21 inclusões a mais”, informou o economista.

Quando são considerados os meses de setembro deste ano com o mesmo mês do ano passado, as variações foram positivas. Houve um aumento de 23,93% nas inclusões do sistema, saltando de 2.399 em setembro de 2012 para 2.973 no mês passado. As exclusões, por sua vez, tiveram 57,48% de aumento, na comparação de setembro de 2012, com 962 exclusões, para setembro deste ano, com 1.515.

Brasil – A inadimplência registrada em Piracicaba acompanha os dados nacionais. A Serasa Experian divulgou na semana passada que a inadimplência do consumidor registrou a quarta queda mensal em setembro deste ano, quando o indicador caiu 10,8% em setembro em relação ao mesmo mês de 2012. Segundo os dados nacionais, o índice de calotes recuou 2,8% em setembro em relação a agosto deste ano.

A Serasa havia informado que a manutenção das baixas taxas de desemprego, o recuo da inflação após as fortes altas verificadas no primeiro semestre e a atitude cautelosa dos consumidores na contratação de novas operações de crédito contribuíram para a queda da inadimplência nos últimos meses. Caíram as dívidas com cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços e com os bancos.

Fonte: Jornal de Piracicaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *