A participação da Coreia no ingresso de investimentos estrangeiros diretos no Brasil aumentou de 0,4% para 2% no ano passado, do total de US$ 52,6 bilhões recebidos pelo País, segundo dados do Banco Central. A China, outro país asiático que está de olho no mercado brasileiro teve participação de 0,7%, ante 0,3% em 2009.
O presidente da Sociedade Brasileira de Estudos das Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), Luiz Afonso Lima, lembra que a Coreia passa por amplo processo de internacionalização e certamente o País vai receber ainda mais aportes, principalmente no segmento de bens de consumo.
“Com a rápida internacionalização da Coreia, os investimentos já estão transbordando da Ásia para a América Latina”, afirma Lima.
Em sua opinião, em termos qualitativos os investimentos coreanos são mais interessantes que os chineses pois “possibilitam maior transmissão de tecnologia”. Os coreanos estão mais focados em produtos como veículos, Eletronics e maquinários. Os chineses apostam mais na extração mineral e atividades ligadas ao petróleo.
Doo Young Kim, diretor-geral da Kotra, a divisão comercial do Consulado da Coreia em São Paulo, confirma que tem “estado muito ocupado” nos últimos meses no atendimento de missões e empresários independentes interessados em se estabelecer no Brasil.
Ele lista investimentos recentemente confirmados, como o da LS Cable, que produzirá cabos especiais no Rio de Janeiro. “O pré-sal representa uma grande oportunidade para as empresas coreanas da indústria de construção naval, que é um destaque na Coreia”, justifica.
Kim também cita a Samsung Heavy Industry – que tornou-se sócia do estaleiro Atlântico Sul -, a Dongkuk, que fez parceria com a Vale na área de aços especiais e a CJ Corp, que já tem uma fábrica de produtos para ração animal em Piracicaba e quer ampliar atuação em outros ramos.
“Os brasileiros também precisam olhar mais para a Coreia, que tem grande interesse no carro verde e no etanol”, sugere o diretor geral da Kotra.
Ele ressalta que a pergunta que mais ouve de empresas coreanas é: “Como consigo financiamento?”. Em sua visão, “esse é o maior desafio para os investidores, pois as taxas de juros dos bancos no Brasil são bem mais altas que na Coreia.
Fonte: www.estadao.com.br