Skip to main content

Diminui estoque de imóveis de lançamentos em Piracicaba

Com a recuperação gradual da economia, e a demanda por moradia, o estoque de imóveis lançados entre abril de 2014 e março de 2017 em Piracicaba, de 2.400 unidades, é 9% inferior ao do ano passado.

Os dados fazem parte do Estudo do Mercado Imobiliário de Piracicaba, elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP em parceria com a Robert Michel Zarif Assessoria Econômica. E foram apresentados pelo diretor estadual do Secovi, Angelo Frias Neto, durante o Encontro do Mercado Imobiliário, realizado na noite de 10 de abril, na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). 

O levantamento do Secovi, desenvolvido para quantificar e medir o desempenho do mercado de imóveis residenciais novos, mostrou que a cidade registrou, entre abril de 2014 e março de 2017, um total de 7.876 unidades lançadas e 5.402 vendidas. Considerando o estudo anterior, o resultado mostra queda de 2,7% no volume de lançamentos (8.102) e aumento de 0,4% em relação às vendas (5.378).  

Do total de lançamentos (7.876 unidades), destacam-se os imóveis de 2 dormitórios econômicos, que responderam por 69%, com 5.397 unidades. Também houve crescimento em relação ao estudo anterior, no qual a participação dessa tipologia foi de 64% (5.152 unidades). Além disso, 73% dos lançamentos foram de unidades econômicas de até R$ 215 mil. 

Dos 5.402 imóveis comercializados nos 36 meses analisados, a participação dos imóveis de 2 dormitórios econômicos foi ainda maior, chegando a 70% do total: 3.762 unidades vendidas e 76% com valores até R$ 215 mil. No levantamento anterior, o volume dessa tipologia correspondia a 69% do total comercializado (3.701 unidades). 

Para Frias Neto, que acumula conhecimento de 28 anos nesse mercado, na condição de diretor-presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis, os números refletem a realidade do município.

“Grande parte dos imóveis lançados e comercializados está dentro da faixa atendida pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que oferece vantagens nos valores e nas formas de financiamento, o que, consequentemente, facilita o acesso da população à aquisição de casas ou apartamentos, principalmente, quando se trata do primeiro imóvel”, explica.

Frias Neto lembra de outras variáveis desse mercado como o fato de, nos três primeiros meses deste ano, ter sido registrado aumento de 36% no volume de financiamentos imobiliários com uso de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) – SFH, pela Caixa Federal na região, na comparação com o mesmo período de 2016.

 “Essa é uma boa notícia para o setor em Piracicaba. Revela o movimento de negócios e mostra que tivemos desempenho muito superior ao nacional, que registrou queda de 7% no volume de financiamentos, no primeiro bimestre de 2017, segundo dados da ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), para financiamentos na modalidade SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo)”, diz.

Dados da Superintendência Regional da Caixa dão conta de um aumento de 31% nessa mesma modalidade de financiamento na região de Piracicaba, no primeiro trimestre deste ano.

REFLEXOS – O encontro, que reuniu autoridades, empresários do setor e corretores de várias empresas da cidade, também contou com a participação do vice-presidente do Secovi São Paulo, Frederico Marcondes César, que reforçou as projeções de retomada da atividade econômica, com reflexos para o mercado imobiliário

 “O cenário de estabilização é puxado pela redução das demissões, queda dos juros, e o PIB (Produto Interno Bruto), que deve ser positivo neste ano, de até 0,5%, melhor do que os mais de 3% negativos que tivemos em 2016. Por esse motivo, temos um cenário ideal para a compra de imóveis. Como as empresas seguraram os novos lançamentos, o aumento da demanda vai elevar o preço dos

imóveis”, diz.

Na parte final do encontro, o especialista em mercado imobiliário, Guilherme Carnicelli, falou sobre as tendências do mercado imobiliário, com ênfase para o uso de tecnologias que aprimoram os processos de trabalho e que estão transformando o segmento.

 Para saber mais sobre o mercado imobiliário, visite o nosso site:

http://www.friasneto.com.br/

Confira as fotos do evento:

Angelo Amaral Frias e Antonio Fraletti

Angelo Amaral Frias, Felipe Gianetti, Antonio Fraletti, Renato, Arthur e Renata Ferrari

Angelo Frias Neto

Angelo Frias Neto, Sérgio Bissoli e Pedro Cruz

Apresentação Angelo Frias Neto

Beatriz e Celisa Amaral Frias

Celisa Amaral Frias e Calão Jorge

Celisa Amaral Frias e Lidia D’Arce Martins

Celisa Amaral Frias, Lidia D’Arce Martins e Renato Leme Ferrari

Equipe Frias Neto

Flávia Castilho, Fábio Augusti e Angela Bueno

Frederico Marcondes César e Angelo Frias Neto

Frederico Marcondes Cesar

Vinícius Alencar, Felipe Iglesia, Marcelo Libório e Emerson Bombo

Guilherme Carnicelli e Angelo Frias Neto

Guilherme Carnicelli e Angelo Frias Neto

Guilherme Carnicelli, Frederico Marcondes César e Angelo Frias Neto

Waldomiro Scarpari e Pedro Kawai

Wellington Costa, Francisco Aroldo, Carla Rotta e Lúcio Pereira

Apresentação Angelo Frias Neto

Saiu na mídia. Confira:

Jornal de Piracicaba

A Gazeta de Piracicaba

A Tribuna Piracicabana

Site G1

Coluna Social Gazeta de Piracicaba

Coluna Social A Tribuna Piracicabana

Coluna Social Jornal de Piracicaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *