Skip to main content

Discussão coletiva

A mobilidade urbana e o crescimento ordenado das cidades de médio porte do interior do Estado de São Paulo estão entre os principais desafios enfrentados pelos atuais administradores. Segundo o vice-presidente do Secovi (Sindicato da Habitação), Flavio Augusto Ayres Amary, mostrar a importância da discussão coletiva do Plano Diretor foi o objetivo do encontro com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), ontem. Amary e Angelo Frias Neto, presidente da Acipi, visitaram também a Gazeta de Piracicaba. Eles foram recebidos pelo diretor Lourenço Tayar e pelo diretor Joacir Cury.

“Em todo o Estado, queremos mostrar que é fundamental discutir de forma coletiva, ouvir sugestões para melhor fazer o uso e ocupação do solo. O crescimento urbano deve ocorrer de forma ordenada e este é o principal desafio diante a municípios que crescem significativamente e ganham novos veículos a cada dia. Neste caso, o planejamento urbano pode ajudar”, revela Flavio Amary.

EQUILÍBRIO
Para Amary, o mercado imobiliário atingiu um equilíbrio. Mas ainda há espaço para crescer mais. “No início havia demanda, mas pouca oferta. Hoje, o mercado supriu essa procura e chegou a um equilíbrio. Diferente do que é dito, ainda há muita procura e espaço para expansão. Existe um maior número de casamentos, de separação, os arranjos familiares mudaram”, explica. “Além disso, houve modificações na pirâmide etária e a concentração populacional ocorre na faixa dos 30 anos. Este público é o que mais produz e o que mais consome. Grande parte de quem adquire um imóvel se encaixa nesta faixa etária”, completa.

Além disso, no atual cenário brasileiro, os compradores de imóveis não são investimentos, mas sim consumidores. Compram para morar. Outro ponto positivo no segmento econômico é que a média percentual de entrada do imóvel é de 70% e apenas 7% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil é de financiamento imobiliário. Diferente de países europeus e dos Estados Unidos, por exemplo, que sofrem “colapso” imobiliário – 70% do PIB estavam relacionados ao financiamento imobiliário.

ENCONTRO
Na noite de ontem, o Secovi realizou encontro na Acipi. Com o tema Enfoque Prático  e Legal das Garantias Locatícias, teve como público alvo associados, empresários, investidores, corretores, incorporadores, advogados, entre outros profissionais do mercado imobiliário.

O objetivo foi apresentar conceitos atualizados sobre as garantias, vulnerabilidades perante a lei, contexto das ações de despejo e vantagens. O evento contou com a participação do diretor do Sindicato, Angelo Frias Neto, do vice-presidente, Flavio Amary, do coordenador do Programa Qualificação Essencial, Jaques Busharsky, e do advogado, Luiz Henrique.

Fonte: Gazeta de Piracicaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *