Skip to main content

Especialistas da Weiku falam sobre a importância do isolamento térmico e acústico

A Frias Neto Consultoria de Imóveis promoveu, ontem, um evento cujo tema abordado foi a importiancia do isolamento térmico e acústico nos imóveis. Michael H. Lochner, gerente de marketing da empresa Weiku, com sede na Alemanha e com unidades no Brasil, falou sobre a importância desse investimento nas obras.

Antes da palestra, o alemão conversou fluentemente em português com a reportagem e contou que esse tipo de isolamento é uma realidade desde a década de 1970 na Alemanha. Na época, em plena crise do petróleo, uma das preocupações da construção civil daquele país era o de economizar energia.

Com o isolamento, observou-se que era possível minimizar o uso de aquecedor ou ar-condicionado nos imóveis. Sendo assim, a economia de energia era perceptível.

Os anos se passaram e essa tecnologia aumentou seu status ecológico e agregou a ele a qualidade de vida. Ecológico porque com menos calor ou frio nos ambientes, evitam-se uso exagerado de aparelhos para aquecer ou resfriar o ar. Qualidade de vida porque diminui significativamente a entrada de ruídos externos, segundo disse Michael.

No Brasil, a Weiku atua desde 1998. A primeira unidade fora do país de origem foi instalada em Pomerode (SC), especialista em esquadrias de PVC para obras e projetos de alto padrão. Este ano, a primeira filial brasileira foi inaugurada em Campinas e conta com uma fabrição completa de esquadrias num espaço de aproximadamente 1000m2.

Michael vê uma clientela cada vez maior e mais interessada em obras com isolamento termo-acústico. Ele lembrou que a instalação de isolamentos acústicos e de temperatura foi uma das exigências da Fifa para os hotéis que receberam as delegações durante o mundial, em junho, no Brasil.

O gerente de marketing não tinha em mãos dados detalhados sobre o que uma obra de isolamento significa no custo total de uma construção. Mas lembrou que o bem-estar, a economia de energia, a valorização do imóvel e a busca por ações ecologicamente corretas compensam o investimento.

De acordo com ele, a procura para essas instalações tem sido encomendada para novas construções como edifícios e casas térreas e também hotéis, escolas, hospitais e na hora do processo de reformas.

O Diretor da Frias Neto, Angelo Frias Neto, salientou a importância do evento para arquitetos, engenheiros e todo o pessoal ligado ao ramo imobiliário ou da construção civil. Ele disse que o isolamento termo-acústico é também sinônimo de conforto nas moradias e nos ambientes de trabalho, principalmente nas cidades onde o barulho provocado pela trânsito é constante. “E também na qualidade de vida, principalmente para um bom sono”, citou. (José Ricardo Ferreira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *