Skip to main content

Expansão desenha novo perfil para o corretor de imóveis

A expansão do mercado imobiliário interferiu no perfil do corretor de imóveis. Hoje, os profissionais estão sendo preparados para lidar com gestão e negociações, às vezes milionárias. A formação técnica e superior na área cresce e dá mais credibilidade à profissão.

“Na última década, a qualificação se diversificou para acompanhar tendências e exigências do mercado. A figura do “mostrador” de imóveis está com os dias contados”, avalia Lúcia Fávaro, diretora de Imóveis prontos na Frias Neto  Consultoria de Imóveis.

Ela diz que já se trabalha na construção de uma mentalidade baseada no conhecimento, que aos poucos transforma o antigo corretor no consultor imobiliário capaz de orientar, influir e até determinar o rumo de investimentos no setor.

Nem todo mundo sabe. Mas um corretor de imóveis – que na segunda-feira festeja seu dia – planeja, executa, controla, avalia e orienta ações de compra, venda e locação de imóveis residenciais, comerciais, galpões, terrenos, casas de praia, pontos comerciais, flats, entre outros.

E esse novo perfil profissional, somado à remuneração, atrai um público cada vez mais jovem e em busca de permanente qualificação.

De olho nas possibilidades de ascensão econômica rápida, profissionais como advogados, engenheiros, economistas, administradores, bancários e até médicos também ingressaram no mercado imobiliário e estão contribuindo para mudar radicalmente o perfil do corretor de imóveis.

O diretor presidente da Frias Neto, Angelo Frias Neto, lembra que entre os requisitos para a atuação na área estão a formação escolar de nível médio (antigo 2º grau) e formação no curso de Técnico em Transações Imobiliárias, exigido para a concessão do registro profissional.

“Pesquisas do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis revelam que atualmente 52% dos corretores que atuam no país possuem diploma de curso superior em área relacionada à profissão, especialmente Administração, Economia e Direito, informa. Frias complementa que esse percentual tem crescido muito atualmente no Brasil todo.

Junto desse novo perfil e da melhoria do nível de formação, existem detalhes importantes que devem ser observados por quem escolheu a profissão, sendo a atualização permanente o principal.

“Na  Frias Neto temos a cultura da qualificação e aperfeiçoamento permanentes. Tanto que foi criada a Universidade Corporativa Frias Neto,UCFN, justamente com essa missão.

O papel da Universidade Corporativa é fundamental para atender as necessidades atuais do perfil do corretor, proporcionando uma busca constante pela excelência no atendimento, com foco na assessoria e gestão efetiva nas transações imobiliárias, sendo este o papel do consultor imobiliário”, informa José Fernando Fonseca, Pró Reitor da UCFN.

Texto: Toda Mídia Comunicação 

Acessem o vídeo em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=96OudgsNgKw&w=560&h=315]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *