Skip to main content

Fora da Curva do Rio Piracicaba: um guia turístico para conhecer a cidade

Saindo da rota turística mais tradicional da cidade, a Rua do Porto e o Parque Engenho Central, Piracicaba oferece diversas possibilidades de lazer para moradores e visitantes. São atrações para crianças e adultos, voltadas ao ecoturismo, história e cultura local. 

Cada um desses locais oferecem uma experiência única. Por isso, a Frias Neto Consultoria de Imóveis realizou esse Guia Turístico nas categorias: Aventura e Natureza; Cultura e História; Lazer com Crianças.

 

Aventura e Natureza

Piracicaba é conhecida por seu rio de mesmo nome, o  maior afluente em volume de água do rio Tietê. A cidade está localizada a cerca de 150 km a noroeste da capital paulista e ocupa uma área de pouco mais de 1.378 km² – sendo aproximadamente 169 km² área urbana.

O clima é subtropical úmido e a vegetação natural é composta por formações de Mata Atlântica e Cerrado.

Do alto, você pode observar a importância da agricultura para o município e a forma como a cidade cresceu em torno do Rio Piracicaba. A pé, é possível encontrar diversos tipos de aves e outros animais, além de uma vegetação natural em 9% do território.

Para observar tudo isso:

 

 

  • Aeroclube Pedro Morganti

 

O Aeroclube de Piracicaba existe desde 1938. O espaço oferece cursos e voo panorâmico – cerca de 12 a 16 minutos, podendo ir até três pessoas no mesmo voo.

Endereço: av. Comendador Pedro Morganti, s/n – Monte Alegre

Funcionamento: diariamente, das 9h às 18h (voo panorâmico a partir das 10h).

Telefone: (19) 3433-1671

Site: www.aeroclubedepiracicaba.com.br

Instagram: @aeroclubedepiracicaba

 

 

  • Elevador Turístico Alto do Mirante

 

O Elevador Turístico Alto do Mirante foi inaugurado em 2013, localizado na Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, oferece vista privilegiada do Rio Piracicaba e da cidade, a 24 metros de altura.

Endereço: ponte Caio Tabajara Esteves de Lima (entre as ruas Renato Wagner e Juscelino Kubistchek de Oliveira)

Funcionamento: aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h.

Telefone:  (19) 3437-2222 – ramal 321

Site: semac.piracicaba.sp.gov.br

 

 

  • Horto de Tupi

 

O Horto Florestal de Tupi possui 198 hectares, com trilhas, lago e aulas sobre o meio ambiente. A área é gerida atualmente pela Fundação Florestal, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba. No local fica a Estação Experimental de Tupi, que realiza diversas ações educativas no espaço.

Endereço: estrada Rissieri Furlan, s/n° – Tupi

Funcionamento: diariamente, das 7h às 17h (agendamento necessário para visitas monitoradas).

Telefone: (19) 3438-7116

Instagram: @hortodetupi

 

Área de Proteção Ambiental Tanquã 

O bairro rural é conhecido como “Pantanal Piracicabano”, pois o local é a casa de diversas espécies de flora e fauna. Um ótimo local para quem gosta de turismo ecológico, observação de aves e outros animais. No local ocorrem 94 espécies de aves aquáticas, 16 das quais realizam movimentos migratórios e oito estão ameaçadas, no estado de São Paulo. A APA (Área de Proteção Ambiental) Tanquã-Rio Piracicaba foi criada em dezembro de 2018, em uma área equivalente a 14 mil campos de futebol. 

Endereço: rodovia Dr. Samuel de Castro Neves (SP 147)

Site: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/area-de-protecao-ambiental-tanqua-rio-piracicaba/ 

 

Cultura e História

Piracicaba foi fundada em 1° de agosto de 1767. Em 1900 era um dos maiores polos do estado de São Paulo, sendo a quarta maior cidade do estado. Nesta época já possuía luz elétrica e serviço de telefone. No início, sua economia era baseada na cultura do café. Mas já no final do século 18 progrediu baseada no cultivo da cana-de-açúcar. Além disso, a cidade tornou-se uma das primeiras a se industrializar no país, com o setor metal-mecânico e de equipamentos voltados à produção de açúcar.

Culturalmente, muitos imigrantes vieram ao município com o propósito do trabalho. Seja no campo, nas fábricas ou mesmo na área da educação. Para conhecer mais toda esta história visite:

 

 

  • Bairro Monte Alegre

 

O bairro Monte Alegre surgiu no século 19 com a chegada dos imigrantes italianos para trabalhar na Usina de Cana-de-Açúcar. Mais tarde, em 1910, a Usina foi adquirida por Pedro Morganti, que construiu uma colônia, às margens do Rio Piracicaba. Atualmente, o bairro vem se transformando em centro cultural e gastronômico, com restaurantes, espaço para exposições, feiras de artesanato, shows e eventos. 

Endereço: Acesso pela Av. Comendador Pedro Morgantti

 

 

  • Bairros Rurais Santana e Santa Olímpia

 

Os bairros Santana Olímpia e Santana formam a última colônia de origem tirolesa do sudeste brasileiro, originada por imigrantes trentinos. A comunidade tem forte apelo para a conservação das tradições e costumes dos imigrantes que ali se instalarem, com festas, grupos de música e dança típicas. Também possui um comércio com produtos locais.

Endereço: Acesso pela Rodovia Hermínio Petrin (SP 308)

Site: http://www.santaolimpia.com.br 

 

 

  • Catedral de Santo Antônio

 

A Catedral de Santo Antônio é a quarta versão da Igreja Matriz de Piracicaba. Inaugurada em 1959, fica no Centro da cidade e possui estilo neo-romântico e foi projetada pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto. 

Endereço: Praça da Catedral, s/n.º, Centro

Funcionamento: de terça-feira à sexta-feira, das 7h30 às 15h; sábado, das 7h30 às 12h e das 15h às 19h; e domingo, das 7h às 12h e das 17h30 às 20h.

Telefones:  (19) 3422-3941 e 3422-8489  

Site: www.catedraldepiracicaba.org.br

 

 

  • Centro Cultural “Martha Watts” 

 

O Centro Cultural Martha Watts é um espaço de pesquisa, monitorias e preservação de acervos históricos significativos de Piracicaba. Patrimônio histórico, o prédio foi construído em 1884 pela missionária americana Martha Hite Watts, e foi inaugurado em 2003. Endereço: rua Boa Morte, 1.257, Centro

Telefone: (19) 3124-1889

Funcionamento: em manutenção

Telefone:  (19) 3124-1889

Site: www.unimep.br/ccmw/

Instagram: @centroculturalmarthawatts

 

 

  • Memorial do Empreendedorismo

 

Localizado na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), o Memorial do Empreendedorismo foi inaugurado em 2012. Uma linha do tempo traz informações sobre acontecimentos importantes relacionados ao empreendedorismo e à história da cidade. 

Endereço: rua do Rosário, 700. 2º andar – Centro

Funcionamento: agendamento.

Telefone: (19) 3417-1766, ramal 736

Site: https://acipi.com.br

 

 

  • Mercado Municipal

 

O Mercado Municipal de Piracicaba funciona desde 1888. Uma das mais representativas construções industriais de Piracicaba do período, possui cerca de 150 boxes, que se destinam a venda de frutas, cereais, legumes, hortaliças e demais produtos alimentícios, além de pastelarias e açougues. Muitos produtos artesanais e locais estão disponíveis no local.

Endereço: rua Governador Pedro de Toledo, 1336 – Centro

Telefone: (19) 3433-5215

Funcionamento: segunda à sexta, das 6h às 17h30; sábados, das 6h às 13h; domingos e feriados, das 6h às 12h.

Instagram: @mercadomunicipalpiracicaba

 

 

  • Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

 

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes é um dos mais antigos do Estado de São Paulo, foi moradia do primeiro Presidente Civil da República Prudente de Moraes, entre os anos de 1870 e 1902. Fundado em 1957, possui um acervo de mais de 12 mil peças, sendo que a coleção Prudente de Moraes é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), assim como o prédio. Atualmente, o museu é gerenciado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo.

Endereço: rua Santo Antônio, 641, Centro

Telefone: (19) 3432-2148 / 3422-3069

Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e feriados, das 10h às 14h (no momento apenas o setor administrativo está aberto, o espaço de visitação está em manutenção).

Site: http://museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br/pt_BR/

 

Estação da Paulista 

A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922, depois de vinte anos de espera e promessas da Companhia Paulista. A unidade funcionou até a década de 1990, porém o transporte de passageiros foi interrompido em 1977. Atualmente, o espaço abriga o Centro Cultural Estação da Paulista Antonio Pacheco Ferraz e a Estação Idoso “José Nassif”, onde acontecem diversos cursos e eventos, além de conter um parque.

Endereço: av. Dr. Paulo de Moraes, 1540 – Paulista

Telefone: (19) 3421-2446 / 3422-8748 / 3436-0466

Funcionamento: segunda a domingo das 6h às 20h.

Site: semac.piracicaba.sp.gov.br

 

Lazer com Crianças

Grande parte dos espaços deste Guia Turístico são ótimos para levar crianças. Contudo, existem espaços que são ainda mais interessantes e atrativos para as crianças, especialmente aquelas que são curiosas. Confira:

 

 

  • Aquário Municipal 

 

O Aquário Municipal “Ilda Borges Gonçalves” foi inaugurado em 2012 e está no Parque do Mirante. O espaço conta com três aquários, com mais de 70 espécies e mais de 2.000 peixes nativos de diversos países da Ásia, África, Europa e América, além de dois lagos, com diversos peixes do Brasil e carpas.

Endereço: Av. Dr. Maurice Allain, s/nº – anexo ao Parque do Mirante

Telefone: (19) 3421-1566

Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h

Site: semac.piracicaba.sp.gov.br

.

 

  • Zoológico Municipal

 

O Zoológico Municipal de Piracicaba abriga mais de 400 animais, em recintos que reproduzem seus habitats de origem, garantindo o bem-estar dos mesmos. Além disso, o local conta com uma área anexa chamada Paraíso da Criança, com diversos brinquedos.

Endereço: Av. Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera

Telefone: (19) 3421-3425

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h

Instagram:@zoodepiracicaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *