Skip to main content

Frias Neto e Aversa Jr. integraram comitiva que visitou o NRF Retail’s Big Show

Imagem

Por Eleni Destro | Especial para a Gazeta de Piracicaba

Piracicaba foi representada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) no NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, que aconteceu entre os dias 12 e 15 deste mês, em Nova York. O presidente da associação, Angelo Frias Neto, e o presidente do conselho consultivo, Jorge Aversa Jr., integraram a comitiva organizada pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), que tem Aversa Jr. como vice-presidente.

A convenção reuniu 30 mil pessoas do mundo todo. Entre elas, 1.800 brasileiros, representantes de grandes redes de varejo, como Magazine Luiza, Americanas, Grupo Pão de Açúcar, entre outros. “Tanto que teve tradução para o português em várias sessões”, comentou Frias Neto. A comitiva teve a assessoria de técnicos do Sebrae-SP e professores da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e de representante da Câmara Americana de Comércio de São Paulo, que deram apoio e orientação ao grupo. “O evento começou no domingo e no sábado participamos de um seminário contando um pouco sobre a feira, e o que era importante observar. Elencaram mais de 150 empresas, com um prévio resumo sobre cada uma delas, para visitarmos, em pontos da Quinta avenida, Soho, Broadway e Brooklin, e descobrirmos o que as levou ao sucesso”. Além de conhecer grandes empresas, o grupo também participou de um seminário na Babson College, em Boston, faculdade reconhecida mundialmente pelo ensino de excelência na área de empreendedorismo. No sábado, 18, os técnicos e professores do Sebrae e FGV fizeram um encontro para fechamento da programação.

DE PONTA

Frias Neto disse que ficou bastante animado com o que viu na convenção e destacou o uso da tecnologia a favor dos negócios. “Hoje há empresas que medem a densidade de pessoas nas seções, quais produtos tiram mais das prateleiras; quais são tirados e voltam. Há equipamentos que analisam a face da pessoa e conseguem concluir a sua origem genética, se ela é hispânica, sua idade e características e oferece os produtos só pela filmagem. Também há sistemas que tiram fotos, vestem a pessoa e já sugerem os acessórios”, contou.

Outra tendência observada por Frias Neto é o omnicanal, que pressupõe a venda em vários canais integrados. “O consumidor pode comprar online e pegar o produto na (loja) offline”, exemplificou.

Para o presidente da Acipi, a chegada dessa tecnologia ao Brasil ainda deve demorar pelo alto preço dos impostos. “(Nos EUA) há o grande uso da tecnologia em tudo. Então a produtividade é muito maior. As vendas online do varejo no Brasil rendem US$ 520 bilhões ao ano. Nos EUA são US$ 3 trilhões. O Brasil emprega 7,5 milhões de pessoas no varejo e os EUA, 12,8 milhões e por isso vendem seis vezes mais”, compara.

APRESENTAÇÃO

Segundo Frias Neto, uma apresentação com os resultados da convenção, com a participação dos técnicos e professores, deve ser realizada em março ou abril para associados da Acipi. Em 2015, a intenção é levar empresários de Piracicaba para Nova York.

Gazeta de Piracicaba | 22.01.2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *