Skip to main content

Google insere imagens da região no Street View

Fonte: Jornal de Piracicaba

Imagem da praça José Bonifácio que pode ser vista no serviço do Google

Conhecer a região pela internet está mais fácil. Desde terça, as imagens de 10 cidades da região integram o Google Street View, serviço da empresa que faz o mapeamento fotográfico dos municípios e o disponibiliza on-line. Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada, Rio das Pedras, Saltinho, Mombuca, Limeira, Americana e Santa Bárbara d’Oeste também estão inseridas na ferramenta, que propicia a visualização de ruas e avenidas da área urbana.

O Google Street View foi lançado em 2007 como objetivo de oferecer imagens de todo o mundo. A ferramenta disponibiliza aos internautas vistas panorâmicas em 360 graus na horizontal e 290 graus na vertical. Os rostos das pessoas e as placas de automóveis eventualmente fotografados são desfocados antes de serem colocados na rede.

O serviço chegou ao Brasil em2010 e já mapeou mais de 50 cidadesem seis Estados. Aproposta da empresa é registrar todos os principais municípios brasileiros até a Copa do Mundo de 2014.

Após acessar a página (www.google.com.br/mapas), é preciso digitar o nome da cidade escolhida pela internauta. Após essa etapa, o próximo passo é usar o mouse para arrastar um pequeno boneco amarelo, presente no canto superior esquerdo da tela (em cima da barra de zoom) até o ponto desejado.

A rua do Rosário também aparece no programa de imagensde todo o mundo

Antes de a fotografia aparecer, surgem informações básicas sobre o endereço (como a que o Parque da Rua Porto, por exemplo, tem 20 mil metros quadrados de extensão). Daí em diante a imagem — que surpreende pela nitidez — surge na tela e o mouse funciona como uma espécie de joystick, deslocando ou aproximando detalhes da fotografia.

De acordo coma assessoria de imprensa da Google, o trabalho de pesquisa em Piracicaba durou entre uma e duas semanas. No dia 29 de maio, reportagem publicada pelo Jornal de Piracicaba mostrou que carros com câmeras acopladas e identificados com a logomarca da empresa foram vistos em diversos pontos da cidade, como nas avenidas Limeira, Independência e 31 de Março. Na ocasião não havia previsão para o lançamento do serviço na cidade.

360 GRAUS —De acordo com a empresa, os carros usados para o mapeamento do Google Street View possuem uma torre com 15 câmeras, cada uma apontada para um lado, que fotografam sempre ao mesmo tempo, criando uma ilusão de 360 graus.

“Durante esta captação, o GPS do carro ‘anota’ as informações de geolocalização de cada foto, permitindo que seja possível localizar onde cada conjunto de fotos foi tirado. Essa informação é integrada ao Google Maps e então fica disponível para o usuário”, explicou a assessoria da empresa.

Veja nossas lojas pelo Google Street View:

Loja 1 – Cidade Jardim

Loja 2 – Terras

Loja 3 – Vila Rezende

Frias Neto Minha Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *