Skip to main content

Quero uma horta no meu apartamento

Ter uma pequena horta no apartamento, para cultivar temperos e verduras em casa, exige alguns cuidados. Mas a possibilidade de ter insumos fresquinhos e livres de agrotóxicos justifica qualquer trabalho. A Frias Neto Consultoria de Imóveisdestaque entre as imobiliárias em Piracicaba – reuniu quatro passos simples para quem quer começar o plantio já.

1 – O local

1

O local mais adequado para montar uma mini-horta é aquele que recebe ao menos cinco horas de sol por dia, principalmente o sol da manhã. Pode ser na varanda, na janela do quarto, na janela da cozinha ou na área de serviço. Os melhores espaços são os terraços e na cozinha, mas longe do fogão ou forno.

2 – Onde plantar?

2

A escolha é sua: plante suas mudas ou sementes em vasilhames, vasos, jardineiras e calhas. O cuidado, nesse item, é garantir profundidade mínima de 15 cm e espaçamento de, no mínimo, 20 cm entre cada tipo de verdura, legume ou tempero. É importante que seja misturada uma parte de areia para cada parte de terra orgânica com pH 6, de preferência, para que a terra não se encharque demais. Se o cultivo for em beirais de janela, prefira jardineiras que permitam fixação, para não causar acidentes, como derrubar os vasos pela janela.

3 – O que plantar?

3

Especialistas recomendam o plantio de hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa ou manjericão. Alguns temperos e ervas são perenes, como o orégano, a salsinha e a cebolinha. Outros, como o coentro, exigem novo plantio a cada ano. Já o manjericão é bianual, mas pode se comportar como perene em algumas condições. Como nem todas as plantinhas mantêm o vigor a cada colheita, o que exige a troca constante, uma dica é usar suportes para vasinhos plásticos. Dessa forma, basta trocar as mudas sem ter de lidar com terra, com a sujeira.

4 – Como cuidar?

4

Os cuidados com a horta são irrigação três vezes ao dia enquanto estiver na fase de semente e uma vez ao dia para a muda ou planta já crescida. As adubações devem ser feitas a cada dois ou três meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *