Skip to main content

Hyundai contribui para o desenvolvimento de Piracicaba

O lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica da Hyundai Motors no Brasil movimentou a cidade de Piracicaba, na última semana. Celebridades do cenário político atual estiveram presentes no evento como o governador Geraldo Alckmin; o vice-governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico Guilherme Afif Domingos; o Presidente da Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) Luciano Almeida; o Deputado Federal Mendes Thame, o Deputado Estadual Roberto Morais e o prefeito Barjas Negri, que no discurso enfatizou a importância da instalação da montadora para a região.

Alckmin sintetizou como uma grande conquista para o Estado e para Piracicaba. “A Hyundai escolheu o Brasil na América Latina para sua primeira, principal e grande planta industrial. Escolheu São Paulo, porque é o motor da economia brasileira e Piracicaba porque é uma das cidades mais completas do Estado, com universidades, pesquisa, inovação no agronegócio em logística e indústria”.

O governador disse, ainda, que a implantação da unidade em Piracicaba beneficiará toda a região, com investimento de parceiros da montadora e geração de emprego e renda, uma vez que praticamente uma dezena de fábricas também se instalará no entorno para dar suporte à Hyundai.

Alckmim abordou o avanço em termos educacionais e culturais na cidade com a adequação da Etec (Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza) e da Fatec (Faculdade de Tecnologia), já existentes no município e, ainda, a implantação do “Via Rápida para o Emprego” com cursos de 60, 80 e 100 horas voltados à integração rápida do profissional no mercado de trabalho.

Alckinim destacou, ainda, o aperfeiçoamento das ações ligadas à segurança com maior policiamento nas ruas, preventivo, ostensivo, repressivo e o fortalecimento da investigação na região de Piracicaba.

Afif Domingos e Luciano Almeida compartilham a ideia do grande aumento de empregos que a instalação da montadora irá gerar. Com previsão de três a sete empregos indiretos para cada um direto.

O prefeito Barjas Negri enfatizou a alegria dos piracicabanos em receber este grande empreendimento com todo o potencial de acelerar o desenvolvimento da cidade. Reconheceu que a viabilidade da instalação da montadora em Piracicaba foi fruto de quatro anos de negociações, estudos e parcerias com a participação efetiva de José Serra, Alberto Goldman, Geraldo Alckimim,  Afif Domingos e Luciano Almeida.

Mercado Imobiliário deve dobrarImagem via Google

O crescimento econômico que deve ser impulsionado pela instalação da Hyundai Motors do Brasil em Piracicaba terá reflexos diretos no mercado imobiliário. Para o empresário do setor,  Angelo Frias Neto,  o volume de empreendimentos deve dobrar nos próximos três anos. Frias disse que já existe maior procura de empreendedores que estão descobrindo Piracicaba com o aumento da exposição da cidade ligado à implantação da montadora coreana. “Veja essa região onde está o Parque Automotivo. Não tinha nada aqui. Hoje, temos condomínios, laboratórios e muitos empreendedores interessados nessa região. Com a instalação acontece o adensamento e a cidade vai crescendo.”

Segundo ele, o município já estava preparado para a ampliação do mercado, que tinha começado timidamente mesmo antes da fábrica. Porém, com a exposição e o aumento da renda, que deve ser causado pela oferta de empregos, novos loteamentos devem surgir. “Também temos uma mudança na faixa etária predominante em todo o país. Enquanto, antes, tínhamos predominância da faixa entre um e 15 anos, agora,  temos mais membros da faixa entre 15 e 30 anos. Essas pessoas já são economicamente ativas e movimentam o mercado”, explicou.  Em Piracicaba, a expectativa não é só que os coreanos aumentem a demanda, mas sim que brasileiros vindos de outras cidades procurem imóveis para comprar ou alugar.

Fonte: Jornal de Piracicaba, 26/02/2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *