Skip to main content

Indústrias ocupam seu espaço

Imóveis voltados a instalação de empresas também são responsáveis pelo aquecimento do setor

A expansão do mercado imobiliário em Piracicaba não é restrita aos imóveis residenciais. Loteamentos, condomínios e prédios desenvolvidos especialmente para abrigar estabelecimentos comerciais e industriais também impulsionam os números do setor.

Esse público empreendedor cada vez mais presente na cidade fez com que a Imobiliária Frias Neto criasse um departamento exclusivo para esse atendimento. Loteamentos residenciais, industriais e logísticos e condomínios residenciais e comerciais, do econômico ao alto padrão contam agora com uma ajuda extra na administração de seus projetos. O setor especial da imobiliária assessora empresários desde a busca do imóvel adequado para atender aos interesses deles até a finalização das negociações.

À frente do Departamento de Novos Negócios e Desenvolvimento Urbano, o administrador de empresas Angelo Amaral Frias vê o negócio como propício para a atual conjuntura da cidade. “O mercado imobiliário de Piracicaba entrou em uma fase de transformação a partir de 2005/2006 com demanda e oferta aumentadas. Além da economia aquecida pela vinda de grandes indústrias, existem fatores adicionais, que ajudaram a construir esse cenário tão promissor, a começar pela logística. Essa conjuntura atraiu a atenção de muitas empresas do setor imobiliário de Piracicaba e de outras regiões. Com essa demanda, detectamos a necessidade de um serviço especializado na orientação e assessoria para essas empresas. Foi quando criamos o Departamento de Novos Negócios e Desenvolvimento Urbano, complementando o trabalho do nosso Departamento de Lançamentos, de forma a colocar à disposição do cliente nosso conhecimento do mercado local. A sistemática foi delineada pelo meu pai, Angelo Frias Neto, e o trabalho tem como base o desenvolvimento de projetos, de novos produtos imobiliários, com o perfil do mercado e características inovadoras”, ressaltou.

Segundo Amaral, o trabalho do novo departamento tem como base o desenvolvimento de projetos de novos produtos imobiliários com o perfil do mercado e características inovadoras. “Por isso, é importante que os clientes nos procurem antes da formatação do projeto, para que possamos fazer um estudo do caso, procurar a área mais adequada e desenhar o empreendimento com todas as características que vão colocá-lo em um patamar vitorioso de aceitação e comercialização. Se o empreendedor já possui área, orientar no desenvolvimento do produto de acordo com a vocação dessa área.”

Parte do trabalho de Amaral envolve sondagem e levantamento dos interesses dos empreendedores, orientação na adequação dos projetos e áreas disponíveis,realização de buscas de áreas para projetos específicos e acompanhamento nos procedimentos junto aos órgãos competentes, desde a viabilidade e aprovação do projeto até o encerramento do processo, além de planejamento estratégico de marketing para o lançamento e planejamento de vendas e processo de venda em si. “A Frias Neto Consultoria de Imóveis recebe frequentemente visitas de representantes de empresas do setor imobiliário que querem investir em Piracicaba. Além de procurar áreas para empreendimentos, essas empresas buscam a experiência e o conhecimento local na formatação de negócios imobiliários oferecidos pela Frias Neto. Graças a essa sistemática, cada empreendimento que ajudamos a formatar tem características diferentes, que garantem ao mercado uma gama ampliada de opções e resultados sempre bons em vendas”, apontou o administrador.

LOTEAMENTO INDUSTRIAL

A procura por condomínios residenciais fechados movimenta a construção de novos empreendimentos. Só que não são apenas famílias que buscam segurança 24 horas por dia e do mesmo jeito que surgem loteamentos especiais para casas, surgem também loteamentos destinados exclusivamente à empresas.

Lançado recentemente em Rio das Pedras, o Loteamento Industrial Palmeiras, desenvolvido pela OG Empreendimentos Imobiliários Ltda., foi projetado especialmente para indústrias de pequeno porte. O local conta com área útil de 63.000 metros quadrados, dividida em 55 lotes prontos para instalação de empresas da região. O tamanho de cada lote pode variar de acordo com a necessidade de espaço de cada uma e são comercializadas áreas a partir de 1.000 metros quadrados.

“É um loteamento exclusivo para pequenas empresas de Piracicaba e da região. Poderão se instalar empresas de qualquer setor, desde que aprovadas pela prefeitura e pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)”, afirmou o empresário Osmair Grozetto, proprietário do empreendimento.

Segundo ele, a ideia de criar um condomínio destinado a empresas surgiu há cinco anos, quando os primeiros loteamentos residenciais fechados ganhavam destaque no mercado imobiliário. “Sempre acompanhei o ramo imobiliário e via a crescente procura por casas em condomínios residenciais fechados. Notava que o principal motivo na escolha era pela segurança 24 horas que o loteamento oferecia e pensei que um condomínio industrial pudesse ser tão atraente quando um residencial”.

Além da segurança, outro ponto abordado por Grozetto é a logística, uma vez que a concentração de empresas de diferentes setores em um só lugar é bom não apenas pela maior troca de informações, mas ainda mais pela comodidade na execução dos serviços. “Muitas indústrias estão instaladas em bairros e com esse projeto, elas acabam se mudando para um espaço onde só tem empresas, não incomodando ninguém, seja com o barulho de máquinas, seja com o fluxo excessivo de funcionários.”

Até agora, 30% dos lotes já foram vendidos, em sua maioria para empresas instaladas em Piracicaba que se preparam para mudar para Rio das Pedras. A intenção de Grozetto é encerrar as vendas ainda este ano. “A única despesa das empresas é uma taxa mensal dividida entre todas elas, como em condomínios residenciais.” O loteamento Palmeiras está localizado a cinco quilômetros da rodovia do Açúcar (SP- 308), próximo de novos empreendimentos que se instalam em Piracicaba até 2014, como o Hospital Regional e o Praça Taquaral Shopping Center. Entre as indústrias recém-instaladas no condomínio estão empresas dos setores metalúrgico, hospitalar, comercial e de ferramentas.

FONTE: Jornal de Piracicaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *