Os jardins verticais são decorativos e podem oferecer diversas vantagens para os ambientes, sejam eles comerciais ou residenciais. Por isso, a Frias Neto Consultoria de Imóveis mantém uma parceria com a empresa Vertigarden em diferentes projetos, como a fachada da sede e em conteúdos informativos sobre o tema.
Para você que deseja investir em paisagismo, mas ainda está em dúvida sobre o que fazer, entenda aqui como uma parede verde, repleta de plantas, pode ser aquilo que você está buscando para dar mais vida a uma área da sua casa ou empresa.
Além das vantagens desse tipo de espaço, conheça quais plantas escolher.
5 Vantagens do Jardim Vertical
Um jardim vertical é um item decorativo que não passa despercebido. O sistema de plantio, que consiste em cultivar plantas em uma estrutura vertical, como uma parede, grade ou painel, por si só eleva as plantas para a altura do olhar, roubando a atenção de quem passa.
A técnica do jardim vertical também é uma forma eficiente de cultivar plantas em espaços limitados. Algumas vantagens incluem:
- Economia de espaço: pode ser instalado em qualquer parede ou divisória economizando espaço valioso em áreas urbanas onde esse é um recurso limitado.
- Melhora a qualidade do ar: as plantas são capazes de absorver alguns poluentes, tornando o ar mais limpo e saudável. Além disso, podem barrar a poeira.
- Decoração: um jardim vertical pode ser uma adição estética importante para qualquer espaço, melhorando a aparência geral e a estética do ambiente. É possível combinar cores, texturas e outros elementos que vão tornar cada local único.
- Redução do consumo de energia e recursos naturais: um jardim vertical pode ajudar a isolar edifícios, reduzindo assim a quantidade de energia necessária para aquecimento ou resfriamento interno. Outra opção sustentável é o reaproveitamento da água da chuva.
- Redução do estresse: a presença de plantas tem sido associada à redução do estresse e melhora do bem-estar mental (mais humor e disposição).
Que plantas escolher
Para que a manutenção seja menor e o seu jardim esteja sempre saudável, é preciso escolher as plantas corretas. Isso consiste em avaliar a quantidade de sol disponível no local e também definir como será a rega.
Existem plantas que gostam mais ou menos de sol, assim como de água. Deste modo, é preciso atenção sobre o espaço onde ficará o jardim vertical. Conheça opções fáceis de achar e que podem ser combinadas, destacadas pela Frias Neto:
- Samambaia: essas plantas são bonitas, que tem um grande volume e podem ser cultivadas em uma variedade de condições de luz – desde que não tenha sol forte.
- Aspargos: mais resistentes ao sol, existem diversos tipos de aspargos (alfinete, pluma, vela, zigue-zague, bambuzinho). Seu diferencial está no volume que são capazes de dar ao vaso.
- Suculentas: essas plantas têm uma aparência única e vêm em muitas variedades diferentes – para sol e sombra. Elas são ideais para jardins verticais porque são pequenas e não precisam de muita água – deste modo, podem ficar em áreas mais difíceis de regar.
- Heras: essa planta tem folhas verdes e bonitas que formam uma cobertura densa e agradável à vista. Ela também é fácil de cuidar e cresce bem em ambientes internos e externos.
- Pilea: essa planta tem folhas pequenas e redondas que dão uma aparência única e bonita ao seu jardim vertical. Ela é fácil de cuidar e cresce bem em áreas de sombra.
- Orquídea: oferece um aspecto mais exótico ao jardim, além de pontos florais. Precisa de luz moderada e um ambiente úmido para crescer.
- Véu de Noiva: muito ornamental, possui folhas verdes e pequenas florescências brancas, que florescem o ano todo. É uma das plantas para jardim vertical mais indicadas.
- Chifre-de-veado: é uma planta que completa bastante o espaço. É da família das samambaias, mas não exige muita água. Na natureza fica em árvores, como as orquídeas. Por isso, não gosta de luz direta.
Comestível: horta vertical
Uma das tendências relacionadas aos jardins verticais é o uso para o plantio de hortas e plantas comestíveis. Algumas opções populares são:
- Ervas: manjericão, orégano, alecrim, tomilho, salsa, coentro e hortelã são algumas das ervas mais comuns que podem ser cultivadas em um jardim vertical. Elas são fáceis de cultivar, têm um aroma agradável e são ótimas para adicionar sabor e aroma a pratos cozidos.
- Vegetais: alguns vegetais que podem ser cultivados em um jardim vertical incluem tomates-cereja, pimentas, pimentões, berinjelas e abobrinhas. Esses vegetais são relativamente fáceis de cultivar e são ótimos para adicionar sabor e textura a saladas e pratos principais.
- Frutas: morangos são uma ótima opção para um jardim vertical, pois são pequenos e crescem bem em recipientes suspensos. Outras frutas que podem ser cultivadas em jardins verticais incluem framboesas, kiwis e uvas.
- Folhas verdes: alface, rúcula, espinafre e outras folhas verdes podem ser cultivadas em jardins verticais.
Trabalho profissional
Fazer o seu próprio jardim vertical e cuidar das plantinhas pode ser uma tarefa terapêutica. Contudo, a implantação e manutenção de um jardim vertical funcional depende de conhecimento e mão de obra especializada.
Por exemplo, um dos objetivos da Frias Neto Consultoria de Imóveis era investir em um projeto de revitalização da fachada que fosse sustentável. Deste modo, a Vertigarden contribuiu com sua expertise na construção de jardins verticais com sistema próprio de irrigação para a instalação de uma faixa de parede verde que utiliza água da chuva nas regas.
Ou seja, se você busca aproveitar todas as vantagens de um jardim vertical, saiba que é possível usufruir da comodidade de uma empresa e de profissionais que entendem do assunto e que vão saber ouvir quais são seus objetivos e gostos pessoais.