Skip to main content

Sofisticação das instalações da Frias Neto é destaque

As instalações da Frias Neto foram destaque no Jornal de Piracicaba do dia 15/05/2011. Veja matéria completa abaixo e imagem da página do jornal.

Foi-se o tempo em que a arquitetura e o design de um escritório baseavam-se em padrões simples que teoricamente, emprestam significados de eficiência e objetividade, determinantes em um ambiente ágil e frio. Em 2011, os escritórios – sejam eles de qualquer natureza profissional – vão além disso. O conforto e bem-estar dos funcionários são estimulantes à produção e estão,  e muito, ligados aos aspectos e elementos do ambiente que transmitem estas sensações. Mesmo porque os workaholics passam mais tempo com os colegas de trabalho e respectivas mesas de escritório do que em casa. As designers de interiores Silvana Bellato e Valéria Romani levaram cerca de um ano estudando o projeto de decoração da Imobiliária Frias Neto, fixada no Jardim Europa com o propósito de levar charme, sofisticação e conforto aos ambientes. Conseguiram.

Balcão de café para uso dos funcionários e clientes

Não só funcionários devem estar bem instalados em seu habitat de trabalho. Mais do que tudo, a empresa deve agradar os clientes e acomoda-los da melhor maneira possível. Para isso, as designers ambientaram a recepção de forma que imitasse uma sala. Em vez de cadeiras enfileiradas, poltronas de couro preta com mesas de madeiras nas laterais para acomodar revistas e jornais. No canto, mesa de vidro e aço. O centro fica vazio para garantir dinâmica ao espaço. O balcão de atendimento assim como a maioria dos móveis da empresa foi feito de MDF laminado padrão amadeirado, com detalhes de aço escovado amparado por um tampos preto absolutamente. Atrás do balcão, pontos de luz em led sobre o painel com o logo da empresa.

Ao lado, os corretores atendem os clientes em divisórias com calhas condutoras de energia. Alias, todas as estações de atendimento são padronizadas para que os fios não fiquem aparentes. “O único fio visível na mesa de atendimento é o do mouse, o que transmite um ar clean e organizado ao cliente, além de ser ergonomicamente correto”, explica Valéria. Para danificar menos o piso de granito, as cadeiras das estações de atendimento foram adaptadas com um rodízio especial feito de silicone. O forro termo acústico antichamas foi utilizado para permitir maior absorção do som, além de manter o ar refrigerado por mais tempo como forma sustentável para economizar energia.

O desenho estampado na lateral da parede ilustra paisagem da cidade de Rovigo, na Itália, que á nome à sala de reunião. A mesa de mármore Carrara inclui dispositivos para ligar os dados ao monitor.

A decoração das oito salas de reunião – cinco no térreo e três instaladas no primeiro andar – foi um detalhe a parte. Um dos desejos do proprietário era dar a cada sala um nome distinto. A partir disso, surgiu a idéia de homenagear seus avós italianos e espanhóis caracterizado os ambientes com desenhos de paisagens e monumentos históricos  originários das cidades européias onde nasceram. “Nossa inspiração vem do desejo do cliente. Ele nos passa o que sonha e nos adaptamos no espaço”, conta Valéria. “Todos os quadros presentes nas salas de reunião foram desenhas a mão pela Silvana. Depois foi feito um trabalho gráfico no computador e finalizado com a confecção de um adesivo em preto fosco que estampa a parede em todas as salas de reunião”, concluiu. Como resultado final, os ambientes receberam o título de dos lugares retratados nas imagens.

Nas salas com retroprojetor, um dispositivo para conexão de laptop e vídeo conferencia foi instalado, nas áreas de mármore Carrara, para ligar os dados do monitor de 32 polegadas. Nas outras os dispositivos ficam localizados na parte inferior do painel o que é mais usado atualmente. As cadeiras são confeccionadas com uma espuma injetada com revestimento em tecido, para maior comodidade.

Sala do proprietário com decoração atemporal. Mesa composta por MDF imbuia com lâmina de madeira envernizada divide espaço com a poltrona principal. As luminárias de sobrepor na bancada destacam objetos decorativos.

É importante lembrar que as tendências devem ser utilizadas com cautela e combinadas ao estilo e perfil do cliente. Para a sala do proprietário, as designers pensaram em um trabalho atemporal, livre de modismos. “Ambientamos o escritório para que ele não ficasse ultrapassado. Para isso, deixamos um pouco de lado as tendências e optamos por uma decoração mais leve, que permaneça sempre atual”, afirma Valéria. Para deixar o ambiente mais clean, foi utilizado aço em boa parte da mobília. A mesa é feita em MDF com lâmina de madeira imbuia envernizada.

“Nós fazemos uma pesquisa com o cliente para adaptarmos  o espaço às suas necessidades mais corriqueiras”, conta Valéria. “Por isso incluímos na bancada um mini closet para guardar terno, além de locais específicos para raquetes de tênis e outros acessórios recorrentes do cotidiano do proprietário”. De um lado da mesa , a poltrona de Giroflex faz front com outras duas de couro preto. Um vaso com uma planta artificial de madeira, feita artesanalmente, dá vida e garante  um ar natural ao ambiente associado por uma persiana horizontal em alumínio. Uma luminária de sobrepor com lâmpada eletrônica pontua alguns objetos decorativos na bancada.

LUXO NO TRABALHO

Poucas pessoas podem se dar o luxo de trabalhar. Porém, trabalhar também pode ser um luxo. O convívio é o espaço relax onde os funcionários deixam por hora suas responsabilidades para descansar. Fixado no segundo andar da empresa, o ambiente possui balcão de café, uma porta passo-prato que dá acesso à copa, além de uma bancada com aparador em MDF com dois poofs para acomodação. As mesas de madeira maciça vergada da Thomart dividem espaço com um luxuoso divã vermelho.

A imobiliária pretende expandir ainda mais os metros quadrados da sede destinados unicamente ao lazer e bem estar do funcionário em seu horário de descanso. O projeto do novo convívio – que será instalado no segundo andar – inclui um ambiente para acupuntura, balcão para café, sala de descanso, com poofs e poltronas reclináveis, balcão com computadores para uso da internet, um home com sofá e tv e, por ultimo um espaço com poofs e TV para jogar vídeo game. (BA)

HOME OFFICE

Hoje em dia, muita gente tem um escritório para chamar de seu dentro da própria residência. Contudo, é necessário cautela na decoração do espaço. Para isso, a design Valéria Romani deu algumas dicas de como decorar seu escritório sem que ele cause danos à sua privacidade.

– Em um escritório informal – que entra em contato com a casa – pode ser feito um home office.

– Para receber clientes, é apropriado um lugar mais reservado, destinado apenas para isso;

– A iluminação deve ser geral. Se não for possível, pode ser utilizada uma pontual de bancada.

– O escritório não deve possuir características da casa. Sugere-se fazer espaço próprio do ambiente de trabalho.

– Cadeiras com rodízio de silicone danificam menos o piso.

Jornal de Piracicaba - Caderno Movimento 15/05/2011

Fonte: Jornal de Piracicaba- 15/05/2011 – Caderno Movimento – www.friasneto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *