Skip to main content

Morar de aluguel ou comprar um imóvel?

Todo mundo precisa de uma casa. O que muda nessa lógica são as condições e os propósitos que nos levam a buscar a moradia: o casamento, a chegada de filhos, a separação, a mudança de cidade para trabalhar e estudar. Nessa hora é que chegam as dúvidas: morar de aluguel ou comprar um imóvel? Listamos o que deve ser considerado, vantagens e desvantagens, para ajudar na melhor escolha. Buscar a orientação de uma imobiliária séria sempre é o melhor começo para uma decisão segura.

1-   Dificuldade de guardar dinheiro

Para aqueles que não conseguem guardar dinheiro, vivem de comprar usando boletos e carnês e têm dificuldade em se organizar para o futuro, financiar um imóvel é a opção mais óbvia, porque obriga a mobilização de um recurso para a entrada e fecha o “ralo” dos gastos supérfluos.

2 – Deixar dinheiro aplicado

Já para aqueles que conseguem ter certo controle, talvez seja melhor pensar no aluguel, uma vez que, ao comprar um imóvel, uma boa quantia que poderia ser muito útil em um momento de emergência estará sendo imobilizada.

3 –Mudar sempre

Outra vantagem do aluguel é que, caso haja insatisfação com o imóvel ou com o bairro, fica muito mais fácil mudar para outro lugar. Entretanto, quem opta por morar de aluguel deve estar ciente de que é muito mais complicado, e muitas vezes nada vantajoso, personalizar o imóvel com o aspecto desejado, já que ele não pertence exatamente ao locatário.

4 – Mudar para trabalhar ou estudar

Para quem tem planos de viver em outra cidade num futuro próximo, para trabalhar ou estudar, alugar provavelmente é a melhor opção, já que é bem mais fácil rescindir um contrato do que vender um imóvel rapidamente.

5 – Para quem planeja aumentar a família

Para quem planeja, a médio prazo, ter uma família maior, alugar um imóvel pequeno de início e ir coletando recursos para no futuro comprar um imóvel maior pode ser uma boa opção.

6 – Casar com o financiamento

Um ponto que precisa ser considerado ao comprar a casa própria é o financiamento, que pode durar décadas. Ao mesmo tempo, essa compra vai dar segurança à família, que não terá surpresas que podem ocorrer na locação, como o pedido de desocupação do imóvel pelo locador, para outro uso.

Clique aqui para ver nossas opções em locação.

Clique aqui para ver nossos imóveis à venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *