Skip to main content

Novembro Azul – A vez dos homens, movimento simboliza a luta contra o câncer de próstata até o dia 30

Imagem

JULIAN A FRANCO | Gazeta de Piracicaba

Depois do Outubro Rosa, realizado no último mês, a cor azul toma conta de Piracicaba em alusão ao movimento Novembro Azul. A iniciativa é conhecida internacionalmente por simbolizar a luta contra o câncer de próstata e busca conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Em 2013, dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que na cidade foram 228 mortes por câncer, apenas no primeiro semestre. A maioria em mulheres – 117 vítimas da doença. Os homens somaram 111 casos. No ano passado, foram 473 mortes por câncer no município, 259 vítimas do sexo masculino.

São diversos os tipos de cânceres que causaram mortes: próstata, pulmão, mama, colo de útero e cólon.

Padrinho da campanha Novembro Azul, desenvolvida pela Associação Ilumina, o presidente da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), José Coral, afirma que a principal barreira na cura do câncer de próstata é o preconceito. “Os homens pre- cisam fazer o exame periodica- mente. Vencer o medo e o pre- conceito é o primeiro passo na cura da doença. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances”.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Segundo informações do Inca (Instituto Nacional de Câncer), os principais fatores de risco associados a este tipo da doença são: idade maior ou igual a 50 anos e história familiar de pai ou irmão com câncer da próstata, antes dos 60 anos de idade. Entre os sintomas mais frequentes estão as dificuldades no ato de urinar, urinar várias vezes à noite e dor para urinar.

Imagem

ADESÃO

Em Piracicaba, o Novembro Azul recebe apoio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). A entidade iluminou sua fachada, ontem, na cor azul, em alusão ao movimento.

O presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, afirma que a entidade reforça o seu compromisso social com o apoio a mais um movimento ligado a prevenção, tratamento e diagnóstico do tipo de câncer. “O descobrimento da doença ainda em estágio inicial é muito importante para o seu tratamento e combate, o que favorece a nossa população, pois aumentam-se a qualidade e expectativa de vida, contribuindo para o sucesso do tratamento”.

A Frias Neto Consultoria de Imóveis também se integra à campanha Novembro Azul. Durante todo o mês de novembro, a fachada da matriz da empresa, localizada na avenida dos Operários, fica iluminada de azul e todos os clientes que passarem pela unidade receberão fitas azuis.

Frias Neto, que também é diretor presidente da Consultoria de Imóveis, ressalta a importância de a empresa participar. “O projeto se integra a um movimento mundial de luta contra o câncer de próstata, que tem a participação de diversas entidades e empresas de Piracicaba e nos coloca, enquanto comunidade, em uma vanguarda, própria a pessoas que lutam pela saúde e pela vida”, declara.

A próstata é uma glândula masculina, localizada entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é igual ao de uma azeitona. A próstata, como todo o aparelho sexual masculino, tem seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona, o hormônio masculino.

Gazeta de Piracicaba | 02.11.2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *