Skip to main content

Passado e presente se encontram na Vila Industrial

Localizado na zona sul de Campinas, bem pertinho do Centro, o bairro Vila Industrial foi um dos primeiros da cidade. Formado no século 19, vive os reflexos da modernização em ritmo mais lento. Conserva-se como um reduto de vida mais tranquila, com árvores e flores, vizinhos amigos, ruas menos barulhentas e uma qualidade de vida que se encontra em cidades do interior.

Na Vila Industrial estão a Estação Cultura e o Centro de Campinas. Na parte mais a oeste, a nova estação rodoviária, o Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, a faculdade Metrocamp e a Paróquia São José. Por lá também está localizada a Vila Manoel Dias, reduto de operários, formada na década de 1930 e tombada como patrimônio histórico de Campinas.

Vale lembrar que o bairro se formou atrás da Estação Ferroviária, como o lugar que abrigaria os trabalhadores da ferrovia, indústrias e curtumes. Essa finalidade e o fato de ficar afastado na época, ajudaram a preservar as características arquitetônicas e culturais que deram identidade aos moradores do lugar.

Foi a construção do Complexo Viário Túnel Joá Penteado, em 1987, que levou crescimento expressivo à Vila Industrial. Resultou em uma corrida imobiliária, com a construção de dezenas de condomínios de edifícios verticais e à formação de novos comércios e serviços no bairro, despertando a atenção para o bairro como lugar ideal para morar.

A destruição do conjunto de habitações operárias que marcaram o nascimento da Vila Industrial, em área tombada do Complexo Ferroviário, para a construção do Terminal Multimodal, em 2007, deram espaço a um período de transformação do padrão arquitetônico e dos modos de vida no bairro, mas não de sua tranquilidade.

Clique aqui e conheça nossos imóveis no Bairro Vila Industrial.

One thought to “Passado e presente se encontram na Vila Industrial”

  1. Somos da JZ MAGAZINE, gostaríamos de nos apresentar. Estamos localizados em Campinas-SP. Trabalhamos com utilidades domesticas, ferramentas, roupas masculinas e femininas, artigos de papelaria

    Ou seja, temos um pouquinho de tudo, e gostaríamos de convidar você para conhecer o nosso site, o http://www.jzmagazine.com.br

    Esperamos que gostem dos nossos produtos. Se tiver alguma dúvida pode ligar também no Fone: (19) 3272 8464- Campinas-SP. A venda é somente feita pelo Fone, ou enviando um email para jupira32@hotmail.com— O site é um catalogo para ver as fotos dos produtos

    Agradecemos desde já a sua atenção e espero que gostem

    JZ MAGAZINE
    http://www.jzmagazine.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *