Skip to main content

Piracicaba – Como tudo começou

Em 1766, o Capitão-General de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, encarregou o Capitão Antônio Corrêa Barbosa de fundar uma povoação na foz do rio Piracicaba.

Este, no entanto, optou pelo local habitado pelos índios Paiaguás, à margem direita do salto, a 90 quilômetros da foz, onde já haviam alguns posseiros fixados, entendendo ser o lugar mais apropriado da região.

A povoação seria ponto de apoio às embarcações que desciam o rio Tietê, oferecendo retaguarda ao abastecimento do forte de Iguatemi, fronteiriço do território do Paraguai.

Untitled
Capitão Antônio Correa Barbosa

Oficialmente, o povoado de Piracicaba, termo da Vila de Itu, foi fundado em 1º de agosto de 1767, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1774, a povoação constituiu-se em Freguesia, com uma população estimada em 230 habitantes.

Em 1784, Piracicaba foi transferida para a margem esquerda do rio, logo abaixo do salto, onde os terrenos melhores favoreciam sua expansão. A fertilidade da terra atraiu muitos fazendeiros, ocasionando a disputa de terras.

Em 10 de agosto de 1822, em um momento de grande efervescência política e às vésperas da Proclamação da Independência do Brasil,

Piracicaba foi elevada à condição de Vila, sob a denominação de Vila Nova da Constituição, em homenagem à constituição portuguesa.

Ao ser elevada a Vila, foi delimitado o perímetro urbano da Vila Nova Constituição, ou seja, marcaram-se os limites do rossio e a partir daí foram determinados os lugares para as repartições públicas, cadeias, residências de autoridades e donos de terra. Ao redor, com uma

certa distância, ficavam o comércio e alguns terrenos vagos, que mais tarde dariam origem à chácaras e bairros rurais como Rio das Pedras, Rio Acima, Rio Abaixo, Corumbataí, Toledo, Taquaral, Morro Azul etc.

Untitled 1

Mapa da Vila Nova da Constituição, hoje Piracicaba, em 1823.

A partir de 1836, deu-se um importante período de expansão. Não havia lote de terra desocupado e predominavam as pequenas propriedades. Além da cultura do café, os campos eram cobertos pelas plantações de arroz, feijão, milho, algodão e fumo, além de pastagens para criação de gado. Piracicaba era um respeitado centro abastecedor.

 

Elevada à cidade

Em 24 de abril de 1856, Vila Nova da Constituição foi elevada à categoria de Cidade. Em 1877, por petição do então vereador Prudente de Moraes, mais tarde primeiro presidente civil do Brasil, o nome da cidade foi oficialmente mudado para Piracicaba, “o mais certo, o correto e como era conhecida popularmente”.

Untitled 2

Por petição do então vereador Prudente de Moraes, mais tarde primeiro presidente civil do Brasil, Piracicaba foi elevada à categoria de Cidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *