Skip to main content

Piracicaba: Desenvolvimento Econômico

No final do século XIX Piracicaba começa a apresentar um maior desenvolvimento econômico. Fatores como iluminação pública, máquinas a vapor, a chegada da Estrada de Ferro Ituana e a construção da Fábrica de Tecidos Luiz de Queiroz ajudaram a modificar a estrutura econômica de Piracicaba, por meio do fluxo de capital. A isso somam-se os acontecimentos políticos, com a simpatia dos piracicabanos com o movimento republicano, levando-os a uma grande adesão ao Manifesto Republicano.

• Açúcar desde sempre

Eng

Engenho Central na década de 1940

O processo de substituição dos antigos engenhos de açúcar pelas modernas usinas se iniciou em 1875, quando o governo suspendeu as taxas de importação dos equipamentos necessários para a instalação e funcionamento dos primeiros empreendimentos, denominados na época de Engenhos Centrais.

Esse processo repercutiu na estrutura econômica e social do município; os plantios efetuados pelas usinas e as diversas fazendas anexadas deram origem a grande produção da cana, com a utilização de mão-de-obra assalariada no campo.

O primeiro grande empreendimento paulista foi justamente o Engenho Central de Piracicaba, inaugurado em 1883 às margens do rio, que tinha na força de suas águas a energia necessária para mover o maquinário de origem francesa. Curiosamente, o Engenho Central de Piracicaba é um dos poucos casos de investimentos externos na produção de açúcar, pois foi criado em uma aliança entre capitais locais (Barão de Rezende e Barão de Serra Negra) e franceses, de onde surgiu a “Societé Sucrérie Brésilienne”.

Em 1889, Piracicaba presenciara o surgimento de outra grande usina de açúcar, graças à modernização do antigo Engenho Monte Alegre, executado com fundos do Banco Real de São Paulo. Nas décadas seguintes, a Usina Monte Alegre apresentaria grande crescimento, tornando-se, juntamente com o Engenho Central, um dos maiores atores do complexo agroindustrial do açúcar em São Paulo.(SAMPAIO, 1976)

Usi 2

Usina Monte Alegre 1917

Usi copy

Usina Monte Alegre 1917

Usi 1

 Dedini 1950 – reconhecia pela construção de usinas completas

As imagens do seu desenvolvimento e do amor de sua gente, permanecem. No vídeo produzido por Marta Leme, com trilha sonora do seu pai, o cantor e compositor Chicoca, fotos do século 20, de vários pontos da cidade.

ASSISTA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *