Skip to main content

Piracicaba é a 30ª melhor cidade do país

Untitled

 

Piracicaba é a 30ª melhor cidade do país para criar os filhos. O ranking das 100 melhores e piores grandes cidades para criar seus filhos foi publicado na edição do último dia 2, no site da Revista Exame.com. A Primeira é Florianópolis, em Santa Catarina.

A pesquisa foi feita pela Delta Economics & Finance  com exclusividade para a Exame. A jornalista Talita Abrantes informou que elevadas taxas de violência, custo de vida nas alturas e baixo índice de qualidade de vida, que estão presentes nas grandes cidades brasileiras, conspiram contra a possibilidade de educar os filhos de uma maneira tranquila.

Mas algumas cidades fogem desta sina. Com quase meio milhão de habitantes, Florianópolis tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDMH) do Brasil, que mensura a renda, longevidade e educação de uma dada população. No extremo oposto está o município se Santarém, no Pará. Com um IDHM considerado médio, a cidade teve as piores pontuações nos oito critérios analisados.

Piracicaba, de acordo com o estudo, está na 30ª posição, à frente de Rio de Janeiro (31ª), Mauá (32ª), mas atrás de outros municípios, como Campinas (23ª), Ribeirão Preto (15ª), Bauru (7ª) e Jundiaí (6ª).

A segunda melhor no ranking é Santos e, a terceira, Vitória, no Espírito Santo.

Para se chegar ao ranking, foram consideradas 48 variáveis que medem as condições que cada cidade oferece para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente com infraestrutura de saúde, taxas de longevidade, educação e segurança pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *