Skip to main content

Piracicaba é a 31ª melhor para se investir em imóveis no país

JPA041015-006P.indd

Piracicaba se destacou como a 31ª melhor cidade brasileira para investimento em imóveis em novo estudo desenvolvido pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária. A cidade, que ocupava o 37º lugar no ranking divulgado no início do ano, obteve maior pontuação e manteve a classificação “ótimo” para todos os tipos de investimentos imobiliários, desde os de baixo aos de alto padrão.

Na edição passada, o município havia recebido 0,5630 de um ponto possível. Já nesta nova edição, a nota chegou a 0,5680. A pesquisa considerou apenas as cidades com menos de 1 milhão de habitantes (99% do mercado) e analisou diversas variáveis, entre elas a renda da população, o déficit imobiliário, a geração e distribuição de riquezas, além da quantidade de pessoas com domicílio quitado, que são potenciais investidoras.

Na atualização do ranking, os pesquisadores aprimoraram a análise do déficit habitacional das cidades brasileiras e, devido à situação atual da economia, analisaram também a quantidade de pessoas desocupadas em todos os setores – dentro desta variável, foram verificados quais os setores mais afetados pelo desemprego no município e se o segmento é o mesmo que mais produz riqueza no local, explicou Cristiano Rabelo, diretor de novos negócios da Prospecta.

“A pesquisa, lançada no início do ano, teve intuito de medir a atratividade de mercado pelo ponto de vista da demanda, pois muitas vezes as pesquisas de mercado consideram somente o que foi vendido, o que pode trazer um resultado muitas vezes distorcido. A nossa intenção era mostrar um outro lado da moeda muito mais consistente. Avaliamos 12 variáveis divididas em três grupos de relevância e, nesta segunda edição, refinamos esses indicadores”, disse o diretor.

Ele citou que o objetivo é trazer dados atualizados a cada seis meses, porém, a pretensão não é apresentar algo conclusivo – o que precisaria considerar também a oferta – e cabe ao empresário analisar suas demandas.

O diretor regional do Secovi (Sindicato de Habitação), Angelo Frias Neto, pontuou que a diversidade econômica de Piracicaba tem garantido à cidade um resultado melhor, apesar da crise enfrentada pelo Brasil. “Apesar da situação econômica do país, com a diversificação de sua base, Piracicaba tem sofrido menos. Muitas empresas ainda procuram a cidade, fruto da instalação e investimentos recentes de grandes empresas como Hyundai, Raízen e mesmo a Mercedes-Benz em Iracemápolis. Tudo isso influencia e são atrativos”, afirmou.

Ele reforçou que o déficit imobiliario – que chega a 31%, segundo o estudo – ainda é grande e que a sociedade é dinâmica e mesmo que o ritmo de procura por imóveis diminua temporariamente, a demanda se acumula para o futuro. “As pessoas casam, se separam, os filhos saem de casa, essa dinâmica não para. Se o mercado desaquece um pouco, essa demanda fica acumulada.”

RANKING – A primeira colocada do ranking continua sendo São Bernardo do Campo, que obteve 0,787 ponto. Em seguida estão Natal (0,765), Niterói (0,764), João Pessoa (0,738) e Santo André (0,727).

Texto: Danielle Gaioto
Foto: Arquivo/Claudinho Coradini/JP
*Matéria publicada no Jornal de Piracicaba, dia 05 de outubro de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *