Skip to main content

Planilhas para incluir o aluguel no seu orçamento

Texto produzido em parceria com a equipe do GuiaBolso.

Todo sucesso financeiro exige uma boa organização. Quer aprender a economizar? Criar uma reserva para investir no futuro? Ou então quitar aquela dívida que tanto atrapalha as suas finanças? O primeiro passo para alcançar qualquer um desses objetivos é adotar uma planilha de orçamentos.

Mas acha que parou por aí? Se você já realizou um dos seus grandes sonhos e alugou o seu primeiro imóvel, também precisa de uma organização extra para que essa mudança no orçamento não te atrapalhe e traga apenas bons momentos. A planilha te dará uma visão geral de todos os seus ganhos e gastos mensais e ainda te ajudará a não se afundar em dívidas se a situação apertar.

Por isso, o aplicativo GuiaBolso, referência em planejamento financeiro, preparou uma lista com as melhores opções de planilhas de gastos para você anotar a sua renda e as suas despesas e conseguir arcar tranquilamente com o valor do aluguel. Confira!

1. Controle financeiro pessoal da Bovespa

A BM&FBovespa disponibiliza em seu site uma planilha mensal com diversas categorias e pronta para ser completada por você! Ela é manual, portanto, apesar de estar na internet, você precisa digitar cada valor ganho ou gasto para que o programa faça as suas contas do mês.

A tabela, acessada por Excel, é dividida em receita, investimentos e despesas – fixas, variáveis, extras e adicionais – e cada uma delas é repartida em várias outras sessões. Assim, fica bem claro onde cada movimentação do seu dinheiro deve entrar.  O aluguel, por exemplo, deve ser anotado em despesas fixas, já que o gasto não costuma sofrer alterações de um mês para outro e não tem como reduzi-lo.

Apesar de parecer prático, apenas 2 em cada 100 pessoas conseguem manter esse tipo de planilha atualizada, já que exige tempo e determinação para acessá-la o tempo todo. Por isso, se você não costuma ser uma pessoa muito organizada ou tem o dia a dia muito corrido, vai gostar das próximas dicas. Todas elas são aplicativos que te permitem ter controle do seu orçamento de modo mais fácil e rápido. Olhe só…

2. Organizze

O Organizze é um aplicativo de gastos com visual bem limpo e fácil de ser utilizado. Você pode adicionar as entradas e saídas de dinheiro e controlar para onde vão e de onde vêm os recursos por meio de gráficos bem eficientes. É acessível via celular, mas é manual, ou seja, você terá de se lembrar de entrar e colocar a despesa.

Ele tem uma versão básica e grátis, mas também oferece a opção paga por R$ 8 ao mês, com algumas funcionalidades a mais.

3. Minhas Economias

O aplicativo Minhas Economias aposta na praticidade da alimentação dos relatórios no modo off-line, portanto, você não precisa estar conectado à internet para completar com a sua movimentação financeira – ele também é manual. Após o cadastro na plataforma, é possível organizar as contas pessoais e planejar orçamentos. Você pode ainda categorizar manualmente as despesas e utilizar o gerenciador de sonhos, que te dá uma motivação a mais para economizar. O app também conta com gráficos e relatórios para facilitar o entendimento da sua situação financeira e é totalmente gratuito.

4. GuiaBolso

Esse aplicativo tem como grande diferencial a integração de sua conta corrente e seus cartões de crédito, o que otimiza a vida daqueles que estão sempre com o tempo apertado. Basta fazer o cadastro e informar a senha de visualização da conta bancária – não se preocupe, é totalmente seguro, já que tudo é criptografado em um banco de dados! Assim, o app sincroniza com seu internet banking e todas as transações são registradas de forma automática, sem que você precise digitar uma a uma — apesar de isto também ser possível.

O GuiaBolso categoriza todos os seus gastos em menos de 2 minutos, lançando as despesas com marcadores como Saúde, Transporte e Restaurantes. O sistema também permite criar objetivos e acompanhar sua realização. Ele é um controle financeiro 100% gratuito para celular e navegadores web e conta com 3,9 milhões de usuários!

Com certeza uma dessas planilhas é ideal para a sua organização financeira e te ajudará a manter o aluguel em dia sem complicações! Faça o teste e divida com a gente o que você achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *