Skip to main content
frias neto

Presidente da ABMI considera setor imobiliário como protagonista da retomada econômica pós-pandemia

Um novo olhar sobre a função da residência no cotidiano das famílias e o protagonismo do imóvel como um investimento financeiro seguro no cenário pós-pandemia. Esses foram alguns dos pontos abordados no bate-papo entre o presidente da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário), Márcio Schneider, e Angelo Frias Neto, diretor-presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis, na tarde da última sexta-feira. A visita faz parte do roteiro de visitas da ABMI pelo interior de São Paulo. Por ser a única imobiliária de Piracicaba associada à entidade, a Frias Neto foi a anfitriã na cidade.

Ao falar sobre os aprendizados da pandemia para o setor imobiliário, Márcio comentou que a valorização da residência como um lar, um espaço para o trabalho, dia a dia e convivência familiar ajudou nos indicadores positivos do setor. “As famílias passaram a ficar mais tempo juntas e analisar seus imóveis com mais atenção, identificando a necessidade de mudanças, seja de localização ou característica predial. Deixou de ser um espaço de passagem e voltou a ser ponto prioritário para a qualidade de vida”. Os créditos imobiliários já disponíveis e os criados durante a pandemia também contribuíram para o crescimento do setor no período.

Para Márcio, o mercado imobiliário vive uma fase de acomodação com retomada gradual. “Precisamos considerar que houve uma queda média nos rendimentos. Este novo cenário está gerando uma migração de investimentos, evidenciando o imóvel como protagonista no conjunto de atividades econômicas”.

Os apontamentos do presidente da ABMI coincidem com os resultados positivos de Frias Neto. De acordo com o empresário Angelo Frias Neto, os recordes em vendas, locação e lançamentos comprovam essa movimentação crescente também no recorte local. “Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2021 registramos um crescimento de 45% na área de locação em comparação ao ano passado, que foi um ano ótimo por conta do crescimento de 17% no comparativo com 2019. Em vendas também: crescemos 43% a mais que 2020, que já havia somando um aumento de 25% versus 2019. É uma percepção diária da ressignificação dos imóveis no cotidiano. Trouxemos soluções  no momento que o cliente precisava”.

Mercado na pandemia

Associada há nove anos, a Frias Neto Consultoria Imobiliária foi uma das imobiliárias participantes do Digimobi, maior salão imobiliário digital do Brasil, promovido pela ABMI para ativar o mercado durante a pandemia. Márcio Schneider explica que o Digimobi foi uma iniciativa inovadora, que deu certo e rendeu a comercialização de mais de 400 imóveis. “Testamos e foi um sucesso. A próxima edição, programada para este semestre, provavelmente em outubro, promete boas novidades”.

Junto com a realização do Digimobi, a ABMI ampliou a realização de fóruns virtuais. “Existimos para promover a troca de informações, experiências, desenvolvimento, criatividade e relacionamento. Com a pandemia, o ambiente digital ganhou peso e impôs velocidade na comunicação on-line. Conseguimos manter nosso propósito e aproximar ainda mais as associadas. É um caminho sem volta, que está dando certo: valorizar o tempo e as pessoas”.

Essa matéria foi publicada no Portal Piracicaba News, ABMI, Piranot e Piracicaba Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *