Skip to main content

Puffs: deixe a decoração de sua casa moderna e descontráida

Saiba como otimizar espaços pequenos e deixá-los lindos usando puffs

Existem invenções humanas que foram aprimoradas visando resolver apenas um problema, suprir uma única necessidade em específico. Mas, quando se trata de otimização de imóveis, é bom contar com peças que sejam multifuncionais.

Os decoradores de interiores se valem de vários móveis diferentes para valorizar seus projetos. E se há peças com características que batem exatamente tudo isso que foi tudo essas são os puffs.

Díptico Design de Interiores

O que são puffs

Puff é um tipo de móvel bem pequeno, baixo e acolchoado. Geralmente, ele é utilizado como apoio para os pés.

Mas, dependendo da situação, também pode ser usado como assento ou ainda ganhar muitas outras serventias. Sendo assim, são considerados verdadeiros coringas na decoração de interiores, principalmente para ambientes residenciais.

RBP Arquitetura e Interiores

Os modelos existentes de puffs encontrados nas lojas

Existem puffs de todos os tipos diferentes a venda nas lojas. Tem aqueles produzidos para decoração de quarto de criança, em materiais sintéticos, tipo vinil ou pelúcia.

Os em couro, para ambientes mais luxuosos.

Roberto Migotto

Os com baús, ótimos para organização de ambientes. E, por fim, ainda é possível que a pessoa faça ou encomende um modelo personalizado – talvez em materiais reaproveitados, como madeira ou pneu.

Cristina Lembi

Tem puffs que são formados apenas por uma estrutura simples, com uma forração lateral e espuma na parte de cima. Outros são vazados, com pés metálicos cruzados – de aparência muito clean e moderna.

E também há os com rodízios, ótimos para serem levados de um ponto a outro na casa. Puffs em uma única cor e estampados. Puffs com tramas. Puffs com bordados, detalhes em botões e costuras. É para todos os gostos!

Marília Veiga

As vantagens de usar puffs na decoração de interiores

Puffs podem ser vantajosos de diversas formas para propostas de decoração de interiores. Mas, deves-se destacar duas principais. A primeira, quanto à oferta de assentos em um ambiente.

Cômodos pequenos comportam pouquíssimas peças mobiliárias. Numa sala de estar, por exemplo, os puffs seriam a solução perfeita de complemento para um sofá.

Renata Basques

Agora, a segunda e mais importante vantagem que os puffs oferecem à decoração é quanto à otimização de espaços. Uma área pequena e vazia pode ganhar muita utilidade e relevância. Isso vale para qualquer ambiente!

Um acréscimo valioso na composição de cenários elaborados em qualquer estilo de design – rústico, industrial, romântico, vintage ou outro!

SP Estudio e Roberto Migotto

A otimização de plantas por meio do uso de puffs

Como dito antes, puffs são móveis pequenos. Eles podem ser arredondados ou mais quadrados; serem mais fofos ou duros; peludos ou lisos; e em materiais que sejam fáceis de limpar.

Dependendo de suas características e de como estas são exploradas nas propostas, podem ficar isolados nos ambientes ou encaixados em outras peças mobiliárias.

Em alguns projetos, pufes são colocados sob aparadores e estantes. Em outros eles são colocados de canto no lado de um estofado.

É importante que eles não bloqueiem as circulações! A ideia é dar função, um significado e mais cor a um recanto sem vida, que não servia para mais nada. E isso é bastante valioso na contemporaneidade, levando em conta que, hoje, a maioria dos imóveis apresenta dimensões reduzidas.

Chris Silveira e Arquitetos Associados e Laura Santos

As formas de usar puffs em ambientes residenciais

Puffs são indicados para fazer parte de ambientações de cômodos residenciais, como salas, quartos, escritórios, varandas e até banheiros. Em áreas abertas ou espaços infantis, é melhor que o modelo escolhido seja de material resistente e impermeável.

Já em outros casos, a pessoa tem a liberdade para escolherem o que quiserem – com coerência e de acordo com aquilo que se propõe para a decoração.

Em dormitórios, pode-se colocar puffs na beirada da cama, em substituição ao recamier. Outra ideia é posicionar um modelo maior entre armários de um closet, como opção de assento para ajudar a pessoa a calçar seus sapatos.

Um pequeno frente a uma penteadeira feminina. Ou então um menor perto de uma mesa de criança, próprio para atividades recreativas; ou do berço, no lugar da cadeira de amamentação.

Léo Shehtman

Agora, em decorações de salas, os puffs podem aparecer em vários pontos diferentes. Sob um rack para televisão ou ao lado dos sofás. Dividindo áreas de estar e jantar ou formando um canto de leitura com uma mesa auxiliar.

No centro do ambiente, no lugar de uma mesa de centro. Preenchendo um vão abaixo da estrutura de uma escada. Ou somente complementando a decoração da entrada da casa.

Cristina Lembi e AH!SIM

Existem mais opções – em geral, incomuns – para uso de puffs em ambientes residenciais. Dentro de banheiros, por exemplo, ficando sobre o balcão da pia. Também em varandas, ao redor de piscinas, em áreas gourmet, terraços e mais.

Pesquise o modelo certo e crie você também uma decoração com puffs! inspire-se nas imagesn que apresentamos.

Estas dicas de decoração com puffs foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *