Skip to main content

Secovi em Piracicaba | Sindicato quer ter participação maior na cidade, que se destaca no cenário estadual

Imagem

O 1º Encontro Secovi do Mercado Imobiliário de Piracicaba e Região, realizado quinta-feira (5) na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), marca a atuação efetiva do Secovi-SP no município. Pouco antes do evento, Angelo Frias Neto, diretor do Secovi-SP, Flávio Amary, vice-presidente do Interior, e Cláudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, tiveram uma reunião para conversar sobre um calendário de atividades para Piracicaba em 2014. Bernardes disse que o Secovi pretende montar uma unidade na cidade até o final de 2014.

Para Angelo Frias Neto, que também é presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e diretor presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis, a intensificação da participação do Secovi-SP na cidade neste momento é oportuna e deve contribuir para o desenvolvimento do novo Plano Diretor, que está em fase de revisão.

Durante o encontro, que contou com a participação de autoridades, o diretor do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Lauro Pinotti, ressaltou a importância da contribuição do Secovi-SP na elaboração do novo Plano Diretor. “Investimentos dependem do desenvolvimento imobiliário e os que vão investir devem pensar na cidade para que o ônus do crescimento possa ser suportado por todos e para que a gente possa ter um local melhor para se viver”.

Amary lembrou que o Secovi quer ter uma participação maior em Piracicaba, que hoje ocupa um espaço muito importante no cenário econômico do interior do Estado de São Paulo. “No momento em que a cidade faz a revisão de seu Plano Diretor, trazemos alguns modelos para que a gente possa compartilhar e ter esses insights, porque não tem solução pronta para as cidades; cada cidade encontra o seu caminho, encontra sua solução, com a participação de todos, não só do poder público, não só das associações e entidades, mas de toda a sociedade civil organizada, representantes de todos os setores e também do setor imobiliário”, declarou, informando que hoje o Secovi-SP tem representações de 100 mil entre empresas e condomínios do Estado.

Bernardes enfatizou a importância de Piracicaba ter antecipado a revisão de seu Plano Diretor. “Se São Paulo, 50 anos atrás tivesse se apercebido de algumas questões e tomado algumas providências de planejamento, talvez hoje a cidade fosse diferente”. Ele destacou a importância da indústria imobiliária neste planejamento, uma vez que a considera a construtora das cidades. “Ela constrói a cidade de acordo com as regras de planejamento que todos nós da sociedade vamos impor”.

Lembrou que, para falar sobre planejamento, é preciso entender um pouco como as cidades vão se desenvolver nas próximas décadas e como poderão ser adaptadas para atender à demanda de mercado e garantir qualidade de vida aos moradores, ressaltando que o grande desafio será a mobilidade.

Gazeta de Piracicaba | 03.12.2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *