Skip to main content

Tradição e modernidade convivem em Barão Geraldo

Barão Geraldo já foi um bairro de Campinas. Hoje é um distrito diferenciado, o maior entre os seis distritos de Campinas, quase uma cidade, com estrutura invejável, o que inclui centro comercial, teatros, bares e vida noturna agitada e um polo de alta tecnologia. Em meio à modernidade, o melhor foi preservado: natureza exuberante e muita qualidade de vida!

Barão Geraldo abriga a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que centraliza um dos maiores polos de alta tecnologia do Estado, com mais de 150 empresas que fazem pesquisas no setor de informática e telecomunicações. A área onde fica este polo ocupa cerca de oito milhões de metros quadrados e é conhecida como o “Vale do Silício brasileiro”.

Em Barão Geraldo também estão a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), a Facamp e a Universidade São Francisco. Nesse mesmo complexo estão centros hospitalares de pesquisa médica como o Hospital de Clínicas da Unicamp, a Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Craniofacial e o Centro Infantil Boldrini, que já é uma referência mundial no tratamento do câncer infantil.

Situado a doze quilômetros da área central de Campinas, a que se liga pela Rodovia Professor Zeferino Vaz (antiga Milton Tavares de Lima), Barão Geraldo tem população estimada em 55 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apurou no censo de 2010, e também é conhecido como  uma espécie de polo cultural.

Só no distrito existem oito grupos experimentais de teatro e uma rádio livre, a rádio Muda. Nos últimos anos, o distrito vem ganhando fama por sua agitação noturna, pelos bares e restaurantes.

Mas toda essa agitação e progresso escondem um outro lado de Barão: a região rural e agrícola, considerada a mais produtiva da cidade. Há um sem-número de chácaras, fazendas, sítios e casas de veraneio, sobretudo nos bairros Guará, Village e Vale das Garças.

Por lá também existem referências ambientais, como o Parque Ecológico Hermógenes Leitão Filho, onde fica a lagoa Chico Mendes, que ocupa 74% da área total do parque. Delimitado em uma área de 13,44 hectares, o parque é utilizado para lazer e caminhadas e possui vegetação nativa e exótica e fauna diversificada.

Para auxiliar na administração dos 70 bairros do distrito (incluindo chácaras, fazendas e condomínios), Barão Geraldo conta com uma subprefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *