Skip to main content
terrenos de esquina

8 vantagens e desvantagens de terrenos de esquina

Pensando nisso, separamos as principais vantagens e desvantagens de se comprar um terreno de esquina, lembrando que o mais importante é levar em conta se o uso é comercial ou residencial e o projeto, o que pode inverter imediatamente a avaliação de cada item. Tudo vai depender do ponto de vista e de cada situação.

1 – Recuo

Se por um lado o terreno de esquina permite um projeto bonito, o aproveitamento do terreno pode ser menor, pois o projeto precisa ter recuo na lateral da rua – que deve ser de dois a três metros, de acordo com o zoneamento. No lote comum esse recuo é só um metro e meio

2 – Aproveitamento de espaço

Numa casa de esquina, possivelmente, o espaço aproveitado para se construir é menor, para evitar que a casa fique muito próxima da rua, evitando a proximidade do barulho.

3 – Comercial ou residencial?

Se para imóveis comerciais as esquinas só trazem vantagens  – exposição maior e trânsito dobrado de pedestres e de automóveis –, para residências há alguns pontos polêmicos que dividem especialistas: para alguns é mais difícil controlar a segurança. Para outros, por estar mais exposto, o imóvel inibe os bandidos.

4 – Seguro

Para quem vai fazer um seguro não há diferenças na taxa mensal por morar em uma esquina. Quem pensa em colocar sistemas de segurança na casa também não deve se preocupar, pois o que é importante para o orçamento é a quantidade de entradas e a área do terreno, entre outros

5 – Investir para revender

Se a ideia é investir em um terreno e construir para revender – de acordo com aprovações iniciais da formatação do bairro (Cartório/Prefeitura) -, em terrenos de esquina é possível construir três casas. Nos lotes de meio de quarteirão, só é permitido construir duas casas.

6 – Projetos

Se os recuos maiores são desvantagem, terrenos de esquina favorecem a concepção de projetos arquitetônicos, já que possibilitam casas com duas fachadas, com boa valorização no mercado.

7 – Ventilação

Terrenos de esquina favorecem projetos com maior ventilação e iluminação natural.  Por outro lado, se a área for pequena, você deve avaliar se os recuos exigidos nas duas fachadas não inviabilizam a área total que deseja construir, principalmente quando se deseja uma planta de casa térrea.

8 – Mais trabalho?

Casas em lotes de esquina têm vizinhos em apenas um lado, mas têm o tráfego em dois. Além disso, os lotes de esquina têm calçadas em duas direções, ou seja, mais trabalho para limpeza e manutenção, especialmente quando as calçadas são gramadas.

___________________________________________________________________________________

Já conhece o novo lançamento de Terrenos em Piracicaba? O Conquista?
Terrenos com Parcelas a partir de R$ 679,00

Quer saber mais? Preencha o Formulário!


5 thoughts to “8 vantagens e desvantagens de terrenos de esquina”

  1. tenho uma casa de esquina no documento porem a rua em que consta no documento perante a prefeitura não esta asfaltada obrigando-me a abrir o portao na rua de tras, quais são os meus direito perante a lei e o que devo fazer perante a prefeitura?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *