Skip to main content

Workshop de Formação Profissional divulga curso técnico em Piracicaba

Teve início nesta terça-feira (24), o II Workshop Municipal de Formação Profissional de Piracicaba (SP), com o objetivo de apresentar profissões e cursos oferecidos pelas escolas técnicas, assim como a atuação no mercado de trabalho dos profissionais formados por elas. O evento será realizado até sábado (28), no Armazém 14 do Engenho Central.

Promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e de Cultura, além de 16 escolas técnicas da cidade, o encontro ajuda o jovem a esclarecer várias dúvidas, como a escolha da profissão e quais vagas estão disponíveis no mercado.
“O evento é destinado principalmente aos jovens do ensino médio das escolas públicas e particulares. Que é exatamente com o objetivo de que eles possam frequentar um curso técnico concomitantemente ao ensino médio”, explicou Luiz André Filho, um dos organizadores do Workshop.

Worshop de Profissões reúne 16 escolas técnicas
de Piracicaba (Foto: Reprodução EPTV)

O evento também é aberto a pais e familiares dos estudantes e ao público em geral. “Nós estamos aqui com as escolas técnicas de Piracicaba, apresentando oficinas e seminários totalmente práticos para que os jovens conheçam esses segmentos e possam decidir qual deles lhes interessa mais na sua vida profissional”, afirmou Filho.

Segundo a secretária da Semtre, Angela Corrêa, a iniciativa busca justamente proporcionar aos jovens o contato com a realidade da formação profissional, complementando sua formação acadêmica. “Eles poderão descobrir a aplicação da teoria no mundo real do trabalho, dos conhecimentos científicos adquiridos no ensino formal, integrando-se na sociedade de forma plena e cidadã, via inserção no mercado de trabalho, onde a formação profissional representa um grande investimento”, sintetizou Angela.

Programação 

Quarta-feira (25)

9h – “Segurança nas redes sociais” – Clayton Lotar Antico Burger / Microcamp.
10h – “Humanidade 5.0 e o desafio para ingresso e adequação ao mercado de trabalho” – João Calos Góia – Senac.
20h – Desafios do profissional do futuro – Necessidades e expectativas do mercado de trabalho – José Fernando da Fonseca – Frias Neto.
21h – “Importância dos elementos químicos na alimentação e como detectá-los” – Paulino Florencio de Souza / Colégio Cidade Piracicaba.

Quinta-feira (26)

9h – “Oportunidades no mercado de trabalho” – Juliana Cristina de Lima / Etec Piracicaba.
10h – “O mundo do trabalho” – Liliane Maria Calderan / ETB Enfermap.
20h – “Por que fazer curso técnico?” – Célio Goouveia / Esaup.
21h – “O promissor panorama de mercado aos futuros profissionais com formação técnica” – José Antonio Ribeiro Neto / Polibrasil.

Sexta-feira (27)

9h – “Orientação profissional para o ingresso no setor de transporte” – Robson Silva / Sest/Senat.
10h – “Marketing pessoal” – Edenilton Jorge Salvador / Fumep.
20h – “O IFSP e a formação de técnicos na região de Piracicaba” – Paulo Celso Russi de Carvalho – IFSP.
21h – “Motivação para o sucesso” – Devanir Guares / Senai Piracicaba.

Sábado (28)

9h – Painel: “Educação formal, ensino técnico e mercado de trabalho” atividade direcionada aos diretores, coordenadores e professores da rede estadual de ensino de Piracicaba.
10h30 – Apresentação da Orquestra piracicabana de viola caipira
11h – “O promissor panorama de mercado aos futuros profissionais com formação técnica” – José Antonio Ribeiro Neto / PoliBrasil. Palestra destinada à orientação de pais e à sociedade em geral quanto à importância do ensino técnico.

Escolas técnicas

Todos os dias acontecem atividades institucionais e oficinas abertas aos visitantes, nos stands dos expositores, no Armazém 9, 10 e 14 do Engenho Central.

FONTE: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2012/04/workshop-de-formacao-profissional-divulga-curso-tecnico-em-piracicaba.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *