Skip to main content

7 dicas do paisagista Marcelo Novaes!

Autor de “Os Jardins de Marcelo Novaes” o paisagista que dá nome ao livro nasceu em Campinas e começou a se interessar pelas belezas naturais já na adolescência. Inspirado pelas orquídeas produzidas pelo pai, Marcelo Novaes, paisagista do Uniqueness Cambuí, é hoje especialista em projetos de paisagismo. Confira 7 dicas do profissional para o seu jardim!

1 – Partindo da escolha das espécies de plantas

É necessário observar o local em que as plantas irão ganhar vida! Segundo o paisagista, a escolha de espécies depende do espaço a ser utilizado, assim como a insolação e ventilação recebida no local. Outro cuidado a ser tomado é com a combinação das espécies, “As plantas perenes são as mais indicadas, pois a manutenção e o ciclo de vida são longos, e não, elas não precisam ser transplantadas após a floração”, Marcelo Novaes comenta.

2 – Para quem deseja jardins ornamentados

O ideal mesmo, é que o jardim atenda às necessidades do usuário. Seja para ampliar a área de lazer ou para trazer um ambiente novo para o lar, que desperte novos sentidos. A dica do profissional, é: “Um jardim ornamentado é composto por vegetações onde o principal é a beleza das espécies. Ele tem que ser visualmente atraente e as combinações das cores, texturas e aromas devem estar em harmonia, independente do espaço. ”

07_media

3 – Fique de olho na manutenção!

A manutenção pode ser feita por qualquer um: proprietário ou profissional. O imprescindível é ter algum nível de conhecimento em jardinagem para tomar todos os cuidados. É importante saber sobre as necessidades das espécies plantadas no jardim como periodicidade de podas, irrigação, adubação e o tempo de floração que cada uma precisa.

4 – Use o sol ao seu favor

É de conhecimento popular que plantas precisam de uma dose diária de luz do sol! O importante aqui é se atentar às necessidades das espécies escolhidas na hora de plantar. Escolher um espaço que receba luminosidade pelo período adequado é essencial. O paisagista também dá a dica de espécies resistentes à sombra, como: lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi), chamaedorea (Chamaedorea elegans), Rafia (Rhapis Excelsa) e a Pleomele (Pleomele reflexa).

5 – Águas no jardim

Espelhos d´água de estilo moderno, com traços retos e materiais orgânicos podem valorizar o ambiente, como vemos nesse projeto de Marcelo Novaes. Além disso, som da água remete ao relaxamento e tranquilidade, conferindo uma característica aconchegante ao ambiente.

jorge-beira-18-v2

6 – Varanda mais verde

Sua varanda também pode ser um local de lazer mais verde com alguns toques. No caso de varandas “Primeiramente definir o layout da varanda com o mobiliário para que os vasos complementem harmoniosamente a decoração. O ideal é usufruir da vista e dar a sensação de liberdade que as varandas proporcionam” o paisagista indica.

7 – Para valorizar ainda mais o ambiente

Utilize espécies frutíferas como pitanga, jabuticaba, lichia, entre outras. Criando um ambiente com aromas e sabores para despertar os sentidos, o espaço torna-se mais participativo. O intuito é atrair também pássaros, valorizando tanto a flora, quanto a fauna.

Confira também o projeto Uniqueness Cambuí, que contou com o projeto de paisagismo de Marcelo Novaes!

Fonte: Entrevista para o Blog Brasil Brokers

Fotos: Marcelo Novaes, Divulgação.

Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: