Mutirão da Casa Popular em Piracicaba já ajudou mais de 560 famílias
A Frias Neto Consultoria de Imóveis realizou a entrega de uma chave especial, que marca a doação da 5ª casa em parceria com o Mutirão da Casa Popular de Piracicaba (Mucapp). O projeto idealizado por Ivani Fava Neves em 1993 já ajudou 562 famílias que estavam em busca de moradia digna. A Frias Neto ajuda a entidade há muitos anos.
Entrega das chaves da 5ª casa em parceria com a Mucapp.
A história da Mucapp entrelaça-se de maneira poética não apenas à da imobiliária, como também de Piracicaba, pois, como afirma Ivani, o propósito com qual a iniciativa foi fundada é “substituir casas precárias por moradias dignas, resgatando a capacidade das famílias carentes de progredir social e economicamente.”.
Filantrópica, a Mucapp conta com trabalho voluntário e doações para realização de seus projetos. Ou seja, todos que participam da construção das casas de alvenaria que substituem os barracões de diversas famílias são aqueles que se solidarizam e caminham para o mesmo propósito, assim como a Frias Neto.
Ivani, que é assistente social por formação, afirma já ter enxergado esta problemática ainda jovem e aos 51 anos de idade, conseguiu colocar seu sonho em prática, entregando 4 casas nesse sistema de mutirão, naquele mesmo ano de 1993.
“Me enxergavam como maluca, talvez, mas, quando pensava no problema, já pensava em como resolvê-lo, afinal, quando se tem um lar para chamar de seu, se tem dignidade”, conta ela.
A entrega da chave de mais uma casa em parceria com a Frias Neto foi motivo de muita alegria. Para Celisa Amaral Frias, diretora institucional da imobiliária, ao contribuir com a iniciativa, espera-se gerar visibilidade para que mais pessoas, empresas ou voluntários contribuam significativamente com a ação desenvolvida pela Mucapp.
“É um trabalho maravilhoso na comunidade que também é parte significativa da história da nossa cidade, ao nos envolvermos com Piracicaba, nos inserimos em diversas realidades. O nosso auxílio é precioso para uma iniciativa que vai além da casa. Sabemos que não é somente o imóvel, mas sim as memórias que construímos nele. Ao doar uma casa, a Mucapp dá esperança para mudar a geração de uma família, e o futuro da cidade.”, comenta Celisa.
Ivani Neves e Angelo Frias Neto
Atualmente, o número de voluntários e auxiliares do projeto também chegou na casa de 500 pessoas, todas que contribuem de formas diferentes pelo mesmo objetivo. E, Ivani não poderia olhar o trabalho de sua vida mais satisfeita. Junto a Maria Olinda Domenico, seu braço direito, ela coloca seu propósito em prática garantindo que famílias visualizem e realizem um futuro melhor para si próprias.
Maria Olinda se emociona ao contar um pouco sua participação dentro da Mucapp: “Acaba se tornando uma amizade de comunidade, os voluntários e os que nos ajudam se tornam parte da nossa vida assim como as casas que entregamos se tornam parte essencial da vida das pessoas”, relata ela.
No ano passado, a Mucapp realizou seu aniversário em uma festa que angariou fundos para a construção de mais casas, em parceria com o Pecege.
O auxílio à ONG é uma iniciativa importante da Frias Neto dentro de suas ações em ESG (Environmental, Social and Governance). Visando um conjunto de ações que beneficiem a empresa e a cidade de Piracicaba de maneira sustentável e responsável, a imobiliária hoje adota uma série de políticas voltadas à prática em ESG como contratos digitais para economia de papel, plantio de mudas e adoção de área verde, além de um jardim vertical, além da reutilização da água da chuva para irrigação dos espaços verdes bem como descargas na imobiliária. Já na parte social, além da Muccap, a imobiliária também já apoiou os times de basquete e futebol do XV de Piracicaba, equipe Green Piracicaba de Ciclismo, o Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimep), Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o Grupo Falando da Vida.
Angelo Amaral Frias, Celisa Frias, Maria Olinda Domenico, Ivani Neves e Angelo Frias Neto.
Acompanhe o vídeo: