Terra onde o peixe para conquista a 16ª posição no ranking do índice de Progresso Social
Um levantamento inédito realizado pelo IPS (Índice de Progresso Social) de municípios a partir de 53 diferentes indicadores que levantaram questões sociais e ambientais colocou Piracicaba na 16ª posição entre as melhores cidades do Brasil quando se fala de qualidade de vida.
Segundo divulgado pelo Estadão, o Estado de São Paulo ficou apenas atrás do Distrito Federal, dominando as primeiras posições, oferecendo uma região rica em desenvolvimento econômico de maneira responsável, levando em conta questões sociais e ambientais, principalmente o reflexo do desenvolvimento na vida de seus habitantes.
Os dados constam de informações dos Ministérios da Saúde e da Cidadania, do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), de órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep, ligado ao Ministério da Educação) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia), entre outros.
Entre os indicadores foram analisadas três dimensões (necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades) e 12 componentes (nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, qualidade do meio ambiente, direitos individuais, liberdades individuais e de escolha, inclusão social e acesso à educação superior).
Piracicaba alcançou nota geral de 69,95, tendo destaque nos componentes acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, direitos individuais, liberdades individuais e de escolha e acesso à educação superior, que foram classificados como relativamente fortes, ficando em 16º lugar no ranking. O estudo completo pode ser conferido em: https://ipsbrasil.org.br/.
Com uma forte cultura de governança socioambiental, a Frias Neto celebra a conquista de Piracicaba no mesmo ano em que completa 35 anos como agentes de desenvolvimento do mercado imobiliário. Entre as ações realizadas para contemplar um crescimento saudável de maneira homóloga à da cidade, estão a adoção da área verde em frente à imobiliária, plantio de mudas, passeios ciclísticos pelo clima, adoção de um jardim vertical e também reutilização da água da chuva na irrigação do jardim e descargas. Para saber mais sobre as ações em ESG da empresa, clique aqui.