Skip to main content

Aluguel ou compra: 6 vantagens de um imóvel pronto para morar

A escolha de uma nova casa ou apartamento é uma tarefa que requer muitos cuidados. Afinal, é um momento importante e decisivo para grande parte das pessoas. Seja para alugar ou comprar, um imóvel pronto para morar pode reduzir consideravelmente parte deste trabalho. Além de oferecer diversas vantagens.

A Frias Neto Consultoria de Imóveis atende há mais de 3 décadas uma diversidade de clientes, com os mais diferentes sonhos, objetivos e necessidades. Por isso, reúne as informações mais interessantes para aqueles que gostariam de entender melhor sobre a opção de imóvel pronto para morar. 

Um local para chamar de lar

Iniciar uma nova jornada de vida em uma casa ou apartamento, sob sua própria responsabilidade, é o desejo de muitos brasileiros. Mas são várias as dúvidas que podem surgir na escolha de um imóvel para chamar de lar:

  • Novo ou usado?
  • Na planta ou pronto?
  • Casa ou apartamento?
  • Condomínio ou residência em bairro?

Para sanar algumas dessas questões é preciso entender o seu perfil, grau de urgência, condições financeiras e o mercado.

Com isso, considere algumas vantagens do imóvel pronto:

  1. Possibilidade de visita ao imóvel;
  2. Negociação mais rápida; 
  3. Mudança imediata;
  4. Baixo risco;
  5. Infraestrutura completa;
  6. Valorização.

O que é um imóvel pronto para morar?

Antes de mais nada, é importante saber que o imóvel pronto para morar é aquele que acabou de ser construído. Portanto, pode ser que o preço esteja mais alto se comparado a opções antigas de mesma categoria no bairro ou ainda na planta.

Entretanto, assim como o preço para comprar ou alugar pode ser mais alto, o valor de ter um imóvel novo também. Deste modo, é importante considerar as diversas vantagens desse tipo de negócio na sua planilha.

1 – Visita ao imóvel

Diferentemente de uma casa ou apartamento na planta, o imóvel pronto não depende de uma maquete, ilustração ou mesmo da simulação em showroom para que você entenda como ficará o espaço. Basta fazer uma visita.

Conhecer o local torna mais fácil a escolha, pois é possível observar de perto o espaço. Ou seja, avaliar presencialmente seu tamanho, layout, infraestrutura e detalhes como a qualidade das portas, janelas, pisos, azulejos e forro – o que simplifica compreender quais são as características da residência e se está de acordo com as necessidades de sua família.

Embora menos comum, no mercado existem também casas e apartamentos com móveis e eletrodomésticos. Sendo assim, a visita é um momento importante para você se planejar, analisar a disposição dos ambientes, pensar na decoração e em tudo que precisará comprar.

2 – Negociação mais rápida

A documentação de um imóvel pronto para morar é mais simples porque a residência é nova e os trâmites envolvem apenas a construtora e o proprietário.

Em relação a financiamentos, a negociação também é mais ágil.

Muitas empresas que negociam estes imóveis oferecem opções de pagamentos. E, em se tratando de instituições bancárias, basta a avaliação e liberação da autorização.

3 – Mudança imediata

Por estarem concluídas as obras, o imovel pronto para morar fica disponível para aquisição sem prazo de entrega, isto é, com a oportunidade de mudança imediata. Afinal, não possui residentes e não é necessária reformas e reparos.

Deste modo, apenas os trâmites legais do aluguel ou da venda precisam ser concluídos para ser liberada a sua mudança.

4 – Baixo risco

Diferentemente de um imóvel na planta, a opção por um apartamento ou casa pronta para morar tem um risco muito baixo.

Isso é resultado da superação da etapa de obras, que depende da confiabilidade da construtora para ser finalizada com a qualidade prometida e entregue no prazo; bem como da possibilidade de conhecer o local antes da compra ou aluguel – o que torna sua escolha mais assertiva.

5 – Infraestrutura completa

As construtoras cada dia mais buscam agregar valor ao imóvel pronto para morar, oferecendo uma infraestrutura completa, feita por profissionais de arquitetura, engenharia, hidráulica, elétrica, designer de interiores e paisagistas.

Até mesmo a localização é planejada e segue as regras mais atualizadas de legislações municipais relativas à urbanização. 

6 – Valorização

Especialmente para quem compra, um imóvel pronto para morar deve ser considerado como um investimento de alto valor no mercado imobiliário. É um negócio seguro e que oferece uma boa taxa de lucratividade em revenda.

De todo modo, mesmo quem aluga beneficia-se em residir neste tipo de casa ou apartamento, pois desfruta de toda a comodidade de um espaço bem planejado e novo, sem necessidade de reforma, com baixa manutenção e moderno.

Encontre seu imóvel pronto para morar

Caso as vantagens de um imóvel pronto para morar tenha contemplado suas necessidades, saiba que a Frias Neto Consultoria de Imóveis atua com diversos imóveis exclusivos além de uma consultoria personalizada e especialista, permitindo encontrar o imóvel ideal de acordo com o perfil desejado. 

Fale hoje com um especialista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *