Skip to main content

Guia Para Compra do Primeiro Imóvel: dicas especializadas para iniciantes

 

Comprar o primeiro imóvel é uma experiência a ser lembrada. Contudo, fazer a compra de uma casa ou apartamento pode ser um processo desafiador. Por isso, a Frias Neto Consultoria de Imóveis preparou um Guia Para Compra do Primeiro Imóvel, com dicas dos corretores especialistas associados para ajudar aqueles que estão prestes a embarcar nessa nova jornada.

Antes de mais nada, lembre-se que a compra do primeiro imóvel é um passo empolgante, mas que exige preparação e pesquisa. Ao seguir as dicas deste texto, você estará melhor equipado para tomar decisões bem informadas e fazer uma compra que atenda às suas necessidades e expectativas. A Frias Neto também destacou quais os bairros mais procurados em Piracicaba, para facilitar o trajeto de onde você deve começar.

Se você realmente está interessado em comprar um imóvel pela primeira vez, anote tudo que irá precisar avaliar:

 

 

  • Prioridades

 

Faça uma lista das características essenciais que você procura em um imóvel. Isso pode incluir localização, tamanho, número de quartos, e comodidades próximas. Cada elemento desses terá um impacto no valor do imóvel. 

 

  • Finanças

 

Você irá comprar à vista ou financiado? Antes de começar a procurar um imóvel, é crucial avaliar suas finanças.

Calcule seu orçamento total, incluindo despesas extras, para determinar quanto você pode pagar. Vale prestar atenção que existem épocas do ano em que há mais ou menos gastos.

Considere também a obtenção de uma pré-aprovação de empréstimo para ter uma ideia mais clara de seu poder de compra. O financiamento costuma exigir um pagamento de entrada, que geralmente é 10% do valor total. Já o custo das parcelas não deve ser maior que 30% da sua renda bruta. 

 

 

  • Mercado Imobiliário

 

Antes de tomar qualquer decisão, pesquise o mercado imobiliário local. Observe as tendências de preços, a valorização da área e as perspectivas futuras. Isso o ajudará a fazer uma escolha informada e a entender o valor do investimento a longo prazo.

Lembre-se de que existem diferentes possibilidades de tipos de imóvel: casa, apartamento, cobertura, imóvel na planta, em condomínio ou na rua. Deste modo, ter um especialista na área pode te ajudar com estas informações.

 

 

  • Consultoria com um Profissional Imobiliário

 

Contar com a experiência de um corretor imobiliário especialista é fundamental, especialmente para compradores de primeira viagem. Eles podem orientar você no processo de compra, fornecer informações sobre o mercado local e ajudar a encontrar o melhor preço.

 

  • Documentação

 

Ao comprar um imóvel, você irá se deparar com muitos papéis. Esteja preparado, ou seja, tenha o apoio de uma imobiliária idônea para revisar contratos, certidões e outros documentos importantes. 

 

  • Detalhes em inspeções

 

A decisão de comprar um imóvel não pode ser feita com base na impulsividade e levando em conta apenas as emoções. Antes de fechar negócio, faça inspeções detalhadas no imóvel. Verifique a condição estrutural, sistemas elétricos e hidráulicos, e outros aspectos importantes. Isso ajudará a evitar surpresas desagradáveis após a compra.Para isso, a imobiliária pode te oferecer um serviço de vistoria, que irá dispor de todos os pormenores do imóvel.  

Em Piracicaba, dados do Departamento de Inteligência de Mercado da Frias Neto, revelam que os seis bairros mais procurados para comprar imóveis são: Nova Piracicaba, Centro, Vila Rezende, Jardim Europa, Alto e São Judas

 

Onde deve estar seu primeiro imóvel? Conheça mais o Top 6 bairros mais procurados em Piracicaba

Neste Guia Para Compra do Primeiro Imóvel destacamos algumas dicas essenciais para você dar o primeiro passo rumo a realização do sonho da casa ou apartamento próprio. Para te ajudar ainda mais neste processo, a Frias Neto dispõe de uma consultoria especializada em vendas, além de um amplo catálogo de imóveis, sejam eles casas ou apartamentos

Se você ainda está na dúvida sobre por onde começar a buscar um imóvel em Piracicaba, sua oportunidade pode estar em um dos bairros mais procurados no sistema de dados da Frias Neto:

  1. Nova Piracicaba – conhecido por ter muitas áreas verdes, possuir casas de alto padrão, além da tranquilidade de um bairro tradicional, com fácil acesso à região central da cidade e pontos turísticos, como a Rua do Porto.
  2. Jardim Europa – possui áreas verdes e casas de alto padrão, bem como uma grande infraestrutura de negócios e comércio, como agências de viagem, escritórios, clínicas, bares e restaurantes
  3. Vila Rezende – preserva as tradições piracicabanas, possui um comércio de destaque, hospital, bancos, farmácias e espaços de alimentação e lazer, mas ainda tem como característica principal ser um bairro residencial. 
  4. Alto  –  bairro em que está localizado o Estádio Barão de Serra Negra, é um lugar com muitas casas e prédios residenciais. Também oferece um comércio familiar, além de bares e restaurantes, salões de estética, pilates, academias, escritórios e toda a infraestrutura de serviços e vias de acesso para rodovias, estando muito próximo do Centro da cidade.
  5. São Judas – é um bairro muito parecido com o Alto. Tem muitas casas e prédios residenciais. Seu comércio é principalmente familiar, como bares, padarias e restaurantes. Também é uma região de clínicas e diversos tipos de escritórios.
  6. Centro – conhecido como a principal região comercial de Piracicaba, é onde se concentram diferentes tipos de lojas, supermercados e bancos. A maioria dos imóveis são centenários, porém também existem muitos prédios residenciais e comerciais novos.

No site da Frias Neto Consultoria de Imóveis você consegue procurar um imóvel que esteja de acordo com as suas necessidades, aplicando filtros como Bairro, Tipo, Faixa de Preço e muito mais. Também é possível conversar pelo chat, WhatsApp, tirar dúvidas e ser encaminhado para um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *