Skip to main content

Vai alugar um imóvel? Confira quais são as fases!

Frias Neto destaca todas as etapas do processo 

 

Alugar um imóvel pode, em tese, parecer simples, mas na realidade é muito mais complicado que apenas encontrar um inquilino e assinar um contrato. Para realizar um negócio seguro, é necessário respeitar as regras previstas na Lei do Inquilinato para evitar problemas, e uma equipe verdadeiramente especialista pode te ajudar nisso. 

 

A Frias Neto Consultoria de Imóveis possui um departamento exclusivo para Locação de imóveis, que traz hoje as fases do processo para te ajudar a esclarecer todas as dúvidas. 

 

  1. Preparação do imóvel para Locação: Se seu imóvel está há muito tempo vazio, é necessário que uma manutenção regular seja feita, afinal, a ideia é de que o inquilino se sinta confortável e que a mudança seja feita com tranquilidade. 

 

Muitas vezes, uma reforma pode ser o diferencial desejado para que a Locação aconteça, mas também é importante prestar atenção a pequenos reparos, assim, tudo estará bem para receber os novos inquilinos. 

 

Dica: Conte com quem você confia para administrar seu imóvel!

 

Uma imobiliária especialista pode te ajudar sendo o suporte necessário não apenas em questão contratual ou contato entre o locador e o locatário, mas também na questão de vistoria e manutenção

 

Um dos grandes benefícios de contar com uma imobiliária administradora é que o apoio não dura somente até a locação se concretizar, mas durante todo o período do contrato. A Frias Neto oferece ao proprietário algumas garantias e exclusividades durante o processo, que são o Aluguel Garantido e a Antecipação do Aluguel

 

 

  • Definição de preço: Alguns fatores influenciam quando a questão é a avaliação do valor do imóvel. Uma imobiliária irá levar em conta localização e metragem inicialmente, mas também terá em mente a média de preços do mercado, uma porcentagem do valor de venda, valor do IPTU, condomínio, se houver, entre muitos outros. 

 

 

A definição de preço é muito mais assertiva com uma imobiliária, que terá o conhecimento e a expertise para avaliar de maneira transparente e de acordo com o mercado. A Frias Neto destaca o comitê diário para avaliação de novos imóveis no estoque. 

 

 

  • Divulgação de anúncio: A divulgação ideal leva em consideração os melhores canais para realizar os anúncios, de acordo com o público que se deseja atingir. Por isso, divulgar em uma imobiliária pode ser tão essencial para uma negociação mais assertiva e mais rápida. Além de contar com perfis específicos voltados para isso, a divulgação em sites e portais imobiliários é um bônus! 

 

 

Dica: A exclusividade pode te ajudar! 

Com o serviço de exclusividade na divulgação dos imóveis, você terá fotos profissionais e também um vídeo do seu imóvel destacando pontos fortes, com a orientação de um time de especialistas. Na Frias Neto, imóveis exclusivos são comercializados até três vezes mais rápido, e a imobiliária também conta com o recorde de 1 imóvel comercializado por hora. 

 

 

  • Avaliação de perfil e agendamento de visitas: Nem iremos apontar o óbvio! Corretores associados e um time jurídico e de análise de crédito ajudará a verificar tanto o perfil dos potenciais inquilinos, quanto a melhor proposta. 

 

 

Aqui, o importante é se atentar a organização do imóvel para receber a visita. É imprescindível destacar que a partir da administração do imóvel por uma empresa especialista no assunto, a segurança é garantida, evitando preocupações e riscos para os proprietários. 

 

 

  • Análise da documentação: Essa é outra etapa de extrema importância na locação de imóveis. É preciso ter conhecimento para avaliar toda a documentação, o que deve ser solicitado e incluído no contrato. Ao contar com uma imobiliária para realizar a administração, você encontrará o apoio de um time jurídico que irá fazer a formalização de maneira simples, oferecendo suporte para esclarecer quaisquer dúvidas no caminho. 

 

 

 

  • Confirmação da Garantia Locatícia: Além de evitar o prejuízo financeiro, o proprietário não precisa se preocupar em realizar cobranças ou nem se estressar com as consequências causadas pela falta do recebimento do aluguel. Buscando tornar esse processo ainda mais confortável para os proprietários, a Frias Neto disponibiliza o Aluguel Garantido, que garante o recebimento do aluguel até a entrega das chaves. 

 

 

 

  • Vistoria: É uma forma de comprovar as condições estruturais do imóvel no momento da entrada dos novos inquilinos, e é indispensável para proteger locadores e locatários. Garantindo que as responsabilidades de ambas as partes quanto a estrutura e reparação, quando necessário. 

 

 

 

  • Celebração do contrato e entrega das chaves: Aqui a atenção é redobrada nas cláusulas contratuais. Uma vez revisto, acordado e assinado, chega a hora mais esperada: a entrega das chaves! 

 

 

Agora que você já sabe de todas as etapas do processo, pode contar com a ajuda de um time verdadeiramente especialista para te ajudar! Para alugar ou contar com alguém que possa administrar seu imóvel de maneira transparente, segura e prática. 

 

Há quase 35 anos no mercado imobiliário, a Frias Neto oferece um time de mais de 100 corretores especialistas associados que podem te ajudar no processo, além de uma equipe de gestão pronta para te atender nos mínimos detalhes. Vale lembrar que esta é a imobiliária mais lembrada pelos piracicabanos por 11 anos consecutivos, segundo o prêmio Top Of Mind

 

Para contar com a ajuda dos especialistas Frias Neto, clique aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *