Skip to main content

Ipplap realiza encontro com representantes do mercado imobiliário

A Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisas e Planejamento (Ipplap) e com apoio da
Secretaria Municipal de Obras (Semob), promoveu, terça (7), no Anfiteatro do Centro Cívico Florisvaldo Coelho Prates, encontro com as incorporadoras, imobiliárias, corretores de imóveis, engenheiros, arquitetos e demais
profissionais atuantes no setor.

O objetivo foi repassar informações sobre a última revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba (Lei Complementar nº 405/2019) e também promover a facilitação da relação de trabalho com a Prefeitura.

Com um público de cerca de 30 profissionais da área, o evento reforçou os principais desafios atuais, entre eles o déficit habitacional de interesse social, o uso e ocupação irregular do solo e a crise hídrica. Também destacou a importância de planejar o município e toda sua infraestrutura para receber os novos empreendimentos e projetos, visando o desenvolvimento sustentável e responsável de Piracicaba.

Durante o evento, representantes do Ipplap também pontuaram os projetos atualmente em destaque, entre eles o Plano Diretor de Cidade Inteligente, projeto do uso e ocupação do Engenho Central, projeto de zeladoria, internet 5G, Cartão Cidadão, Prefeitura Digital, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Região Metropolitana de Piracicaba e a criação de um banco de dados robusto, além das tradicionais frentes de trabalho que
são da competência do Ipplap.

O objetivo desse encontro foi estabelecer maior proximidade com o segmento imobiliário e apresentar para todos a última revisão do Plano Diretor, o trabalho desenvolvido pelo Ipplap e deixar um canal aberto para todos para troca de ideias, sugestões, críticas. Então, queremos estreitar este relacionamento no sentido de ajudar aqueles que atuam no segmento imobiliário”, frisou Daniel Rosenthal, presidente do Ipplap.

A engenheira civil do Ipplap, Maria Beatriz Silotto Dias de Souza, fez uma palestra sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba. Na ocasião, Beatriz falou especialmente sobre os princípios e diretrizes do Plano, da regularização fundiária, do zoneamento e zoneamento especial, dos parâmetros e instrumentos urbanísticos, bem como, das áreas de intervenção prioritária.

É um instrumento básico do processo de planejamento da cidade, o qual fornece orientações para ações que influenciam no desenvolvimento urbano. Um dos instrumentos do Plano Diretor é o zoneamento, que corresponde em dividir o território em áreas com diretrizes diferenciadas, a partir da análise do tipo de solo, declividade, hidrografia, disponibilidade de escolas e equipamento de saúde, dentre outros”, explica Beatriz.

Para a arquiteta, Flaviana Galani, 40 anos, o encontro foi muito esclarecedor. “Pude ter uma visão mais abrangente sobre o Plano Diretor e pude aprender mais sobre os parques lineares e outros assuntos, que são fundamentais para o nosso trabalho. Estamos passando por grandes transformações e precisamos nos atualizar”, disse Flaviana.

O empresário Ângelo Frias Neto considerou este primeiro encontro muito importante para esclarecer as questões sobre o Plano Diretor. “Temos uma série de questões que são fundamentais para a habitação e precisamos pensar nas questões ambientais, buscar o equilíbrio, evitando mais problemas para o município e para todos nós”, conclui Ângelo.

Matéria divulgada no Jornal A Tribuna de Piracicaba. Clique aqui e confira.
Versão completa da edição. Clique Aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *