Economia forte da cidade a coloca em 24º
Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) com os dados de 2023 e divulgado na última semana pela VEJA revelou os 100 municípios que mais arrecadam impostos no Brasil. As principais capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília lideram o pódio, respectivamente.
Além da capital, o estado de São Paulo tem mais três cidades no top 10 e outras no top 30, incluindo Piracicaba, que aparece em 24º lugar no ranking.
O presidente do IBPT destaca que a maior arrecadação tributária em 2023 esteve concentrada significativamente nas regiões sudeste e sul, e completa: “São Paulo, com 39 municípios no ranking, evidencia seu papel como centro econômico, enquanto cidades menores de Santa Catarina e Minas Gerais se destacam nos valores per capita”.
Para chegar ao ranking o IBPT coletou informações no Banco de Dados da Receita Federal, IPEA e CONFAZ. Atualmente, Piracicaba vem crescendo exponencialmente no estado, concentrando não apenas pólos industriais e comerciais, mas também o tecnológico.
Piracicaba é a 4ª das 100 melhores cidades para se morar no Brasil:
Segundo a Macroplan, empresa de administração estratégica e consultoria em cenários prospectivos, fez um estudo com base nos dados do IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal), permitindo a criação de uma lista de melhores municípios para se morar no Brasil, levando em consideração fatores como saúde, saneamento básico, educação e segurança.
Piracicaba se destaca não apenas pelas oportunidades de investimento e vagas de trabalho, principalmente no segmento do agronegócio, bem como uma rede farta de serviços e instituições de ensino renomadas. A cidade ainda oferece lazer, turismo, qualidade de vida e segurança.
Conheça mais sobre Piracicaba em nosso blog e confira uma lista de imóveis exclusivos para venda ou locação em nosso site, clicando aqui.