Teve início nesta terça-feira (24), o II Workshop Municipal de Formação Profissional de Piracicaba (SP), com o objetivo de apresentar profissões e cursos oferecidos pelas escolas técnicas, assim como a atuação no mercado de trabalho dos profissionais formados por elas. O evento será realizado até sábado (28), no Armazém 14 do Engenho Central.
Promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e de Cultura, além de 16 escolas técnicas da cidade, o encontro ajuda o jovem a esclarecer várias dúvidas, como a escolha da profissão e quais vagas estão disponíveis no mercado.
“O evento é destinado principalmente aos jovens do ensino médio das escolas públicas e particulares. Que é exatamente com o objetivo de que eles possam frequentar um curso técnico concomitantemente ao ensino médio”, explicou Luiz André Filho, um dos organizadores do Workshop.
O evento também é aberto a pais e familiares dos estudantes e ao público em geral. “Nós estamos aqui com as escolas técnicas de Piracicaba, apresentando oficinas e seminários totalmente práticos para que os jovens conheçam esses segmentos e possam decidir qual deles lhes interessa mais na sua vida profissional”, afirmou Filho.
Segundo a secretária da Semtre, Angela Corrêa, a iniciativa busca justamente proporcionar aos jovens o contato com a realidade da formação profissional, complementando sua formação acadêmica. “Eles poderão descobrir a aplicação da teoria no mundo real do trabalho, dos conhecimentos científicos adquiridos no ensino formal, integrando-se na sociedade de forma plena e cidadã, via inserção no mercado de trabalho, onde a formação profissional representa um grande investimento”, sintetizou Angela.
Programação
Quarta-feira (25)
9h – “Segurança nas redes sociais” – Clayton Lotar Antico Burger / Microcamp.
10h – “Humanidade 5.0 e o desafio para ingresso e adequação ao mercado de trabalho” – João Calos Góia – Senac.
20h – Desafios do profissional do futuro – Necessidades e expectativas do mercado de trabalho – José Fernando da Fonseca – Frias Neto.
21h – “Importância dos elementos químicos na alimentação e como detectá-los” – Paulino Florencio de Souza / Colégio Cidade Piracicaba.
Quinta-feira (26)
9h – “Oportunidades no mercado de trabalho” – Juliana Cristina de Lima / Etec Piracicaba.
10h – “O mundo do trabalho” – Liliane Maria Calderan / ETB Enfermap.
20h – “Por que fazer curso técnico?” – Célio Goouveia / Esaup.
21h – “O promissor panorama de mercado aos futuros profissionais com formação técnica” – José Antonio Ribeiro Neto / Polibrasil.
Sexta-feira (27)
9h – “Orientação profissional para o ingresso no setor de transporte” – Robson Silva / Sest/Senat.
10h – “Marketing pessoal” – Edenilton Jorge Salvador / Fumep.
20h – “O IFSP e a formação de técnicos na região de Piracicaba” – Paulo Celso Russi de Carvalho – IFSP.
21h – “Motivação para o sucesso” – Devanir Guares / Senai Piracicaba.
Sábado (28)
9h – Painel: “Educação formal, ensino técnico e mercado de trabalho” atividade direcionada aos diretores, coordenadores e professores da rede estadual de ensino de Piracicaba.
10h30 – Apresentação da Orquestra piracicabana de viola caipira
11h – “O promissor panorama de mercado aos futuros profissionais com formação técnica” – José Antonio Ribeiro Neto / PoliBrasil. Palestra destinada à orientação de pais e à sociedade em geral quanto à importância do ensino técnico.
Escolas técnicas
Todos os dias acontecem atividades institucionais e oficinas abertas aos visitantes, nos stands dos expositores, no Armazém 9, 10 e 14 do Engenho Central.