Apresentar o panorama econômico e falar sobre as oportunidades do setor imobiliário no Interior e na Baixada Santista. Esses foram os objetivos do encontro O Mercado Imobiliário no Interior, realizado no dia 2 de abril, em São Paulo, pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação).
O presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, abriu o evento falando sobre a força dessas regiões. Ele ressaltou que o Interior representa hoje 64% do PIB do Estado e 21% do PIB nacional. E que esse crescimento em ritmo acelerado impulsiona, também, a demanda habitacional.
Angelo Frias Neto durante palestra no Secovi
Com a expansão, Bernardes afirmou que surge o desafio de adaptar o crescimento das cidades às necessidades do mercado e a um modelo que proporcione qualidade de vida. “O interior tem espaços e potencial para crescimento, mas é importante que ele seja planejado”.
O cenário do mercado no interior foi apresentado pelas lideranças regionais. Angelo Frias Neto, diretor presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis e diretor regional do Secovi, foi o convidado para falar sobre a região de Piracicaba.
Durante o evento, Frias falou sobre a temática na região de Piracicaba
Ele relatou o momento de grande expansão, a liderança da cidade em diversos segmentos – como polo gastronômico, turístico, industrial, tecnológico e universitário- , e lembrou que o município está entre os 15 nos quais o consumo mais cresce no país, segundo pesquisa da McKinsey&Company, publicada na revista Exame.
“Piracicaba vive um ótimo momento, com uma administração municipal empreendedora, que não poupa esforços para preparar a infraestrutura da cidade e dar suporte ao crescimento. Isso contribui para a diversificação da economia local e para a mobilidade social”, afirmou.
Claudio Bernardes, Angelo Frias Neto e Angelo Amaral Frias
Frias Neto também informou que, entre 2011 e 2012, foram lançados no município diversos empreendimentos verticais, sendosete na categoria econômica, 13 de médio padrão e quatro de alto padrão.
Coordenado pelo vice-presidente de Habitação Econômica do Sindicato, Flavio Prando, com a participação de representantes de mais sete regionais, o evento foi, também, uma oportunidade de networking para os participantes.