Skip to main content
Comprar ou alugar um imóvel

Comprar ou alugar um imóvel: o que vale a pena?

Comprar ou alugar um imóvel: o que vale mais a pena? Como (quase) toda decisão que envolve dinheiro, a resposta é: depende.

Essas, com certeza, são as maiores dúvidas que surgem quando se vai procurar uma nova moradia. Muitas pessoas, com certeza, desejam o quanto antes ter o próprio imóvel, mas é preciso pensar com cautela e analisar se esse realmente é o momento de investir em um bem que, na maioria das vezes, demanda alto recurso financeiro. 

Para te ajudar neste dilema, vamos dividir algumas vantagens de alugar e comprar um imóvel!

– Vantagens de comprar um imóvel

Decoração livre: As vantagens são claras: é uma propriedade em seu nome, você possui a liberdade de fazer as reformas e mudanças que desejar, ganha estabilidade… Entre muitas outras.

Valorização do patrimônio: Se você escolher comprar um imóvel, vai perceber que há valorização, o  investimento em imóvel rendeu 15,3% ao ano na última década, segundo Abrainc.

Taxa Selic baixa: A queda da taxa Selic contribui para a expectativa positiva do setor imobiliário. Para evidenciar sua baixa, em 2015 a Selic atingiu 14,25% ao ano e em 2021 chegou ao seu menor patamar em toda a história: 2% ao ano. 

Com isso, os juros ficam menores, assim como o valor do financiamento. Se ela está na maior baixa da história, também se torna o momento mais propício para comprar o seu imóvel, seja a vista ou financiado.


– Vantagens de alugar um imóvel

Mais opções: A variedade de opções torna-se maior quando você vai alugar um imóvel, porque o valor da parcela do aluguel é menor em relação ao valor da compra de um imóvel. Além disso, você pode trocar de imóvel e localização a qualquer momento.

Cabe no seu bolso: Se você, por exemplo, não possui a quantia necessária para comprar um imóvel ou ao menos pagar a entrada, o aluguel já é a opção mais adequada

Agilidade e facilidade: Hoje você pode alugar seu imóvel com apenas 15 minutos e através do Cartão de Crédito. Em poucos dias você pode mudar de endereço, para um lugar melhor ou mais próximo do seu trabalho.

 

– Um especialista pode te ajudar: Para não cair em ciladas e complicações na hora de comprar ou alugar um imóvel, ter a ajuda de um corretor especialista é fundamental, porque é este profissional que vai te ajudar a analisar suas reais condições e, além disso, oferecer um imóvel que se encaixe nas suas necessidades e no seu orçamento. 

Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *